O AGV (Automated Guided Vehicle), ou em português veículo autoguiado, é uma inovação que traz maior eficiência operacional à Cooperativa Veiling Holambra. Para realizar o transporte dos materiais circulantes de um ponto a outro de forma autônoma, esses veículos seguem um percurso definido em uma velocidade constante.
Sob sol ou chuva e sem arrancadas bruscas ou freadas repentinas, o AGV oferece mais agilidade e segurança no transporte desses materiais que fazem parte do sistema de embalagens retornáveis do Veiling Holambra, que facilita o manuseio, transporte e armazenamento das flores e plantas. Por enquanto, há duas unidades autônomas em operação que estão programadas para dois percursos, sendo o mais longo deles de cerca de 500 m.
Projeto Piloto
Em 2022, teve início o projeto piloto com o AGV transportando os materiais de um ponto a outro em um percurso menor, para que pudesse ser avaliada a performance e adaptabilidade do equipamento.
Após alguns meses de testes, constatou-se um excelente desempenho nas condições submetidas com transporte sem interrupção em sol ou chuva. A partir da conclusão do projeto piloto, é que foi colocada em pauta a aquisição de unidades próprias. Francisco Pereira, Gerente de Logística e Material Circulante, conta que investimento para compra dos equipamentos e instalação foi de R$ 560 mil.
“Essa é mais uma inovação da cooperativa para aumentarmos nossa eficiência e para que clientes e cooperados tenham melhores resultados”, completa Thamara D’Angieri, Gerente de Marketing e Produto do Veiling Holambra.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 114