Almejar o crescimento e o desenvolvimento constante de seus associados sempre foi o mote idealizado pela Cooperativa Veiling Holambra (CVH), que em seus 33 anos de atuação no mercado de flores e plantas se tornou referência para o segmento no Brasil. Embora os avanços tecnológicos tenham permeado o crescimento não só da cooperativa, mas de todos os elos da cadeia comercial e produtiva do setor, fazer isso com segurança e sustentabilidade ainda é um desafio.
Além do investimento em tecnologias e inovações em campo, os cooperados estão cada vez mais conscientes de seu papel e importância dentro do ecossistema cooperativista, e investem cada vez mais em certificações de origem e padrões de seus produtos.
“Filiar-se à Global GAP é um passo importante para todas as conexões junto à CVH, não só entre cooperados e clientes, mas todo o ecossistema cooperativista, uma vez que os resultados promovem ganhos que atingem também diversos outros segmentos atuantes e a própria comunidade em que a cooperativa e seus associados estão inseridos”, explica o engenheiro agrônomo Henrique dos Santos Lopes, gerente de qualidade da Cooperativa Veiling.
Além da promoção de boas práticas, Henrique explica que a produção sustentável pode contribuir para uma maior agregação de valor ao produto final, a partir do momento em que se tem rastreabilidade, qualificação da gestão produtiva e, consequentemente, maior qualidade dos produtos. “Ao longo dos anos o consumidor mudou sua forma de decisão de compra. Mundialmente houve uma conscientização em relação à origem e às práticas de produção e comercialização dos produtos, isso resultou em uma transformação em todos os elos da cadeia, principalmente nas empresas produtoras, que já vinham em uma crescente busca pelo aprimoramento dentro da produção. Isso pode ser observado na Europa, por exemplo, e pode vir a ser uma tendência no Brasil, portanto, é importante que o produtor esteja preparado. Com isso teremos um foco direcionado para o mercado consumidor”, comenta.
O processo de certificação junto aos cooperados Veiling ocorrerá de forma gradativa, respeitando-se os procedimentos atuais, acompanhando e adequando o desenvolvimento individual de cada um de modo a não impactar em seu avanço produtivo.
Além disso, a parceria com a organização irá oferecer uma base de dados mundial segura e confiável, que irá permitir uma abordagem modular para promover um crescimento constante e a garantia integrada de produção aos sócios. “Esta é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do segmento, pois a partir do momento em que nos tornamos membros da Global GAP, temos acesso a dados estatísticos consistentes do nosso setor”, salienta Henrique.
Por ser mundialmente reconhecida, a certificação Global GAP acarreta inúmeros benefícios, é uma oportunidade para os agricultores, não só ajuda com o desenvolvimento de suas propriedades, mas atua em diversas frentes, com a formação de comitês técnicos específicos para a implementação de programas e padrões conforme a necessidade de seus membros; acesso a cursos e treinamentos, possibilidade de participação em eventos promovidos pela própria Global GAP, entre outros.
Nesta busca da garantia integrada da produção, a organização contribui também, direta e indiretamente, para outros avanços e pontos de controle, como na promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, preservação do meio ambiente e biodiversidade, rastreabilidade e sistema de gestão das propriedades, além do próprio reconhecimento perante o mercado produtor e comercial.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 106