Uma jornada de aprendizagem que tem como objetivo conectar o jovem à Cresol e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, o Programa Juventude Conectada é um projeto que envolve todo o Sistema Cresol e conta com 51 cooperativas participando.
A iniciativa, que este ano chega a sua 4ª edição, abriu os trabalhos na quinta-feira, 25 de maio, com a realização de um encontro online com mais de 350 jovens, além de contar com a participação dos presidentes Alzimiro Thomé (Instituto e Cresol Baser), Cledir Magri (Cresol Confederação) e José Silva (Cresol Sicoper) e a conselheira Rosane Dalsoglie, representando o presidente da Cresol Central Brasil, Elias José de Souza.
Entre as boas-vindas dadas aos jovens conectados, o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, reforçou a importância que o projeto tem para a instituição. “No Sistema Cresol, nós temos uma clareza e uma compreensão muito grande do quão importante é a participação dos jovens no dia a dia da Cooperativa. Por isso, nós buscamos criar as condições para que eles possam estar cada vez mais presentes. Neste projeto, a ideia é fazer com que eles tenham uma magnífica jornada de formação e de produção de novos conhecimentos. Seguramente, será um momento de trocas de experiências, para que eles possam, cada um dentro da sua comunidade, sua região, seu município, ajudar a fortalecer a atuação do cooperativismo”.
O Juventude Conectada contempla jovens com idade entre 18 e 25 anos, em 260 municípios de 11 estados brasileiros. No total, serão 14 semanas de encontros, realizados sempre às quintas-feiras, até o dia 24 de agosto. A proposta desta 4ª edição é fazer com que os jovens interajam sobre cooperativismo, educação financeira e protagonismo, explorando temáticas como liderança, empreendedorismo, posicionamento e autoconhecimento.
No decorrer das ações, também são propostas outras atividades, com a Cresol fornecendo alguns recursos adicionais para os “conectados de 2023”. E, mais do que os temas propostos, o projeto oferece uma riqueza de interações e diversidades, com os participantes trazendo experiências e desafios de seu momento de vida para serem compartilhados.
Felipe Gabriel Reis, da Cresol Essência, participante do programa, detalha a expectativa para os encontros: “Nos encontramos de forma remota, mas para aprendermos e juntos fazermos a diferença. A impressão que tivemos já no primeiro encontro foi simplesmente fantástica, nos deixou entusiasmados para seguir com a primeira tarefa que foi dada: a de nos apresentarmos e interagirmos, para aos poucos irmos nos conhecendo melhor. Quero conhecer pessoas diferentes, de outros estados, creio que será uma caminhada em que todos irão se envolver. A minha expectativa é de que chegaremos todos juntos, no final destes três meses de curso, felizes e com a sensação de dever comprido”.
Fonte: Cresol