Não basta ter uma ideia, vontade e dinheiro para entrar no mundo do empreendedorismo. É necessário ter mais do que isso, em especial fazer um bom planejamento, ser persistente e gostar do que faz.
Embora o Brasil seja considerado um dos países com o maior número de empreendedores do mundo, estamos em sétimo lugar nesse quesito, com uma expectativa de 50 milhões de brasileiros desejosos em terem os seus próprios negócios. O empreendedorismo não é para os amadores.
Os dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o apoio do Sebrae e o Instituto de Qualidade e Produtividade (IBPQ) constataram que a taxa de empreendedorismo no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% em 2019 para 53% em 2020. Essa foi a primeira vez em que uma pesquisa apontou que os brasileiros têm como um de seus maiores sonhos se tornarem empreendedores.
Mas como bem explica o especialista Sérgio Leandro Jr, CEO da Adsumus Mídia Digital, não basta apenas sonhar com o sucesso no mundo dos negócios, é preciso ter força de vontade e resiliência. “Muitas pessoas que querem empreender acham que o negócio vai dar certo de primeira e que o caminho será somente flores. Mas na realidade é preciso insistir e saber lidar com os erros e as frustrações. O negócio valerá à pena quando existir um propósito para a sua existência. Antes de iniciar um negócio é importante encará-lo de uma maneira nua e crua”, exemplifica Sérgio.
Especialistas explicam que na ansiedade por se tornarem donos dos próprios negócios, as pessoas acabam esquecendo-se de pensarem nas dificuldades diárias, na venda, produção e entrega dos serviços. Por isso, eles explicam a importância de antes de iniciar tudo, montar um plano de negócio para se ter uma visão plena do empreendimento, que dará informações importantes e detalhadas sobre o empreendimento.
Evandro Oliveira, CEO da Olicon, considera fundamental que o futuro empreendedor se prepare bem antes de abrir um negócio, e não faça isso apenas pela necessidade financeira ou de sobrevivência. “Se pudesse dar um conselho a todos que querem empreender, diria, comece estudando vendas, gestão e processos. Isso porque, nenhuma empresa existe sem cliente, sem gestão, e sem processo você não vê o seu lucro. Então busque primeiro o conhecimento e o resultado será consequência. Qualquer produto pode dar certo, desde que você use as estratégias certas”, lembra Oliveira.
Entenda o negócio
O caminho do sucesso nos negócios é longo e difícil. Ele envolve as execuções de diversas fases, que se não forem seguidas podem comprometer os resultados finais. Um dos pontos de partida é ter a ideia de negócio, que implicam na clareza do que se quer vender ou oferecer aos clientes. Oliveira, explica que sem a definição do produto, não tem como o empreendedor criar um plano de negócio, definir as estratégias e traçar as metas. E não apenas isso, esse produto ou serviço precisa estar alinhado com o seu propósito de vida, é preciso ter algum tipo de conhecimento para falar com autoridade e defender o seu negócio. “É preciso muito trabalho e perseverança, pois abrir um negócio não é fácil e pode levar tempo para que sua ideia se torne um sucesso”, lembra Evandro.
O empreendedor precisa estar preparado para entender que um negócio não dará só lucros, mas trará outros benefícios como a liberdade de fazer o seu próprio horário e o que gosta. “Se você souber como fazer os dois se alinharem terá a receita do sucesso e da felicidade profissional. Por isso, avalie suas despesas, saiba separar o custo da sua empresa do seu custo pessoal, jamais misture os dois”, explica o CEO da Olicon. Outro requisito importante para fazer o seu negócio dar certo é manter o pensamento positivo. Quem decide empreender não deve iniciar um negócio pensando em falir.
Os especialistas explicam que uma das formas de ter sucesso nos negócios é identificar a dor do cliente, agrupando os problemas em categorias amplas. “Se é uma dor financeira, dor relacionada a produtividade, dor relativa a processos, dor relacionada a qualidade. Se o seu negócio sana a dor do cliente ele vale a pena. Se o seu negócio oferece uma solução para um problema, ele vale a pena”, indica Evandro.
Uma maneira didática que fazer isso é por meio da criação de uma persona, além da confecção de uma pesquisa, seja ela qualitativa ou quantitativa. Elaborar perguntas relacionadas ao produto ou serviço que se pretende oferecer é uma das formas de identificar a necessidade do cliente potencial e isso fará total diferença diante da concorrência.
5 dicas para ter sucesso no seu negócio
Entender o seu negócio é o ponto de partida para fazê-lo dar certo. Para isso, Sérgio Leandro Jr, CEO da Adsumus Mídia Digital indica as cinco perguntas que o empreendedor deve se fazer antes de iniciar o seu negócio:
1. Quem são os seus concorrentes?
2. Por que as pessoas devem escolher a sua empresa ou marca (produto ou serviço)?
3. Quão forte é a sua marca?
4. Como você irá precificar os seus produtos ou serviços?
5. Quais são as tendências os desafios emergentes?
Como avaliar o seu negócio
Avaliar se um negócio vale a pena envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores. Evandro Oliveira, CEO da Olicon, lista três ações que considera fundamentais:
- Analisar o mercado: Verificar se há demanda suficiente para o produto ou serviço que você deseja oferecer. Neste sentido, é importante realizar uma pesquisa para ver quantos concorrentes existem e qual é o preço médio de seus produtos ou serviços.
- Gostar do que faz e ter experiência: Não tem como iniciar um negócio se você não se identificar e gostar do que irá oferecer. Além disso, é preciso ter conhecimento suficiente no setor em que deseja abrir o negócio. Se não, você pode precisar buscar orientação de um mentor ou contratar funcionários que tenham experiência.
- Ter um diferencial: Tem muito do mesmo sendo oferecido, o cliente de hoje busca por algo diferente, seja um atendimento personalizado, uma oferta ou até mesmo brinde. Ter um diferencial ter algo inédito, mas sim ter algo que o diferencie dos concorrentes.
Quais são os pontos para se analisar
Não tem como abrir um negócio da noite para o dia, todo e qualquer empreendimento precisa ser planejado. Veja os três pontos que devem ser avaliados segundo o ponto de vista de Evandro Oliveira, CEO da Olicon:
1. Modelos de negócios: Definir como você irá gerar receita e lucro é um dos fatores primordiais, por isso, é importante definir a estratégia de preços, canais de distribuição, parcerias etc. Para isso, elabore um plano de negócios que detalhe sua visão, metas e orçamento.
2. Análise de concorrência: É fundamental e indispensável conhecer seus concorrentes diretos e indiretos. Para isso, é importante estabelecer estratégias de marketing, preços e qualidade de produtos ou serviços. Por fim, procure encontrar maneiras de se diferenciar e se destacar no mercado, isso fará total diferença no seu negócio.
3. Demanda de mercado: Antes de começar é indispensável realizar uma pesquisa para descobrir se existe demanda suficiente pelo produto ou serviço que você planeja oferecer. Neste sentido, considere o tamanho do mercado, o público-alvo, as tendências e as preferências dos clientes.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop