Tudo mudou na nossa maneira de consumir as informações, sobretudo por conta do meio digital e do dinamismo da nossa rotina cotidiana. Essas transformações, não ficaram restritas apenas aos nossos hábitos particulares, mas se estenderam ao mercado de treinamentos e o desenvolvimento corporativo.
O especialista Alessandro Rico, sócio e diretor de Soluções Digitais da Building, conta que uma das ferramentas potentes absorvidas pelas empresas é o microlearning. Dados divulgados pela empresa Software Advice, indicam que o microlearning aumenta o engajamento das equipes aos projetos de desenvolvimento em até 50%. Segundo levantamento realizado pela RPS Research, essa estratégia de aprendizagem melhora o foco e pode aumentar a retenção de talentos em até 80%.
Aprendizado em minutos
O termo ‘microlearning’ surgiu do inglês e resume o método de aprendizado em tempo reduzido. Apesar de ser utilizado pelo mercado há cerca de 5 anos, tal prática tem ganhado destaque no contexto atual, principalmente por reunir informações em um curto espaço de tempo.
“Ele tem uma duração rápida, normalmente de 1 a 5 minutos, o método reúne informações relevantes, com linguagem simples e direta que, em muitos casos, oferecem uma solução imediata para um desafio pontual. São utilizados no treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências, sejam elas comportamentais ou técnicas”, conta Rico.
Entre os fatores que popularizaram essa prática, está o fato de que o microlearning promove o desenvolvimento das equipes, oferece um custo mais otimizado, cria uma maior percepção de valor com relação aos treinamentos mais tradicionais e viabiliza um suporte mais alinhado às atividades do dia a dia. “Por tudo isso, em um cenário onde o mercado de treinamento corporativo busca novas soluções para engajar os seus colaboradores, o microlearning se tornou tendência e encontra espaço para crescer cada vez mais”, diz o sócio e diretor de Soluções Digitais da Building.
Somado a isso, ele se adapta facilmente a diferentes públicos, já que explora diferentes formatos: vídeos, podcasts, cartilhas, mini games, e-books, cards colecionáveis, entre outros. Alessandro conta que a sua aplicação “permite que a empresa atue da maneira que for mais conveniente para ela e os seus colaboradores”.
Estratégia
O microlearning não é restrito apenas aos treinamentos e aprendizados, mas pode ser uma ótima ferramenta para líderes e gestores alcançarem e alinharem os pontos relevantes da companhia. Nesse processo, os gaps dos times são identificados e, com o recurso, ações de correção ou de melhoria na performance podem ser aplicadas rapidamente, evoluindo os graus de proficiência dos colaboradores. Confira quatro dicas para aplicar o microlearning na sua empresa:
- Crie estratégias para a identificação,
- Construa e disponibilize os conteúdos neste formato,
- Faça um planejamento de comunicação, com foco na adesão. Ele será um importante aliado para em seguida buscar a fidelização dos aprendizes,
- Trabalhe com profissionais e fornecedores que dominem as técnicas de desenvolvimento de tópicos rápidos e que detenham metodologias para o entendimento das necessidades dos públicos e da companhia.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop