Não é de hoje que compreendemos a importância do trabalho em equipe. Esse processo não é fácil, pois exige entre outras coisas, muitas habilidades das empresas. Desde os tempos na escola somos educados a trabalhar coletivamente, e por meio desse relacionamento conquistamos bons ou frutos ruins.
Construir uma equipe que trabalhe em harmonia, seja nas empresas ou nas cooperativas, entre muitas coisas, exige a habilidade de uma boa liderança e do RH. A gestora empresarial, Karla Küster, explica que uma das tarefas mais difíceis é encontrar sinergia e integração em um time. “São pessoas diferentes, de culturas e experiências diferentes que têm que aprenderem a unirem as suas forças e habilidades para trabalharem juntos. Esse é o grande desafio do gestor: formar um time vencedor”, diz a especialista. Assim como nas empresas, as cooperativas vivem esse dilema de como melhorar o relacionamento em equipe e cooperados.
Nas cooperativas
Um dos grandes desafios do RH das Cooperativas é lidar com o ser humano. Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora do IPEFEM (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas), explica que a maior dificuldade é integrar times diversos em muitos níveis, adicionando o componente geográfico nessa conta. “Além, claro, da natureza que alterna síncrono e assíncrono entre os membros de um time. A melhor maneira de conseguir isso é ter um time qualificado, por meio de mentorias e consultoria. Mas, principalmente, escutando as pessoas e fazendo as perguntas certas para encontrar os pontos transversais que são alavancas, e que podem produzir grandes transformações”, lembra Ana.
A especialista indica algumas maneiras de lidar com a questão. Uma delas é estudando as questões sociais de raça, gênero, relações de poder, ferramentas de comunicação e mediação de conflitos. Outra forma é buscar mentoria qualificada. “Há inúmeros profissionais experientes dispostos a mentorar outros profissionais experientes, mas que estão passando por momentos desafiadores. Além disso, o benefício de formar uma rede é enorme, porque não precisamos saber tudo, mas é fundamental ter o telefone de quem sabe”, indica.
O tema esbarra em alguns problemas, entre eles os diversos departamentos da cooperativa: RH, TI, Jurídico, Comercial, Marketing, Compras, Financeiro, Contabilidade, Fiscal. Nesse caso, Karla explica que o maior desafio é fazê-lo entenderem a importância do trabalho em equipe, independente de lidarem com temas distintos. Ela explica que o conflito mais comum em muitas empresas são, entre o comercial e o financeiro. “É muito comum que se dê mais importância ao comercial, e que o financeiro sempre fique para segundo plano. O trabalho deve ser em equipe”, diz Karla.
Como isso pode acontecer
Existem várias maneiras de melhorar o relacionamento em equipe nas cooperativas. Edison Küster, CEO da KTS, levanta alguns pontos fundamentais, entre eles a comunicação, sem ela fica impossível construir uma harmonia dentro da empresa e da cooperativa. “É importante saber passar para sua equipe o que se espera. Essa comunicação deve ser limpa e clara, sem ruídos. Escutar e falar na hora certa também é importante. Pois muitas vezes, a equipe não entendeu exatamente o que se espera dela”, explica.
Os especialistas indicam mais alguns pontos importantes que ajudam a melhorar a sinergia da equipe nas cooperativas e empresas:
1. Proatividade: Estar disponível para ajudar. Busque resolver além daquilo que foi pedido. Essa habilidade normalmente “vem da educação” de casa, mas algumas vezes precisa ser ensinada nas empresas e cooperativas. Estar atento e disposto a ajudar é muito importante para alcançar os objetivos da empresa.
2. Administre os conflitos: É importante saber como lidar com esses conflitos e como facilitar conciliações.
3. Inteligência emocional: Habilidade tão importante e valorizada hoje em dia. É trabalhar com “empatia”, que no ambiente corporativo, representa a capacidade das pessoas compreenderem umas às outras considerando as opiniões, ponto de vista e emoções dos colegas de trabalho.
4. A convivência com pessoas de diferentes idades: A pressão do dia a dia, requer postura e autocontrole e principalmente um bom relacionamento. Sempre vão existir pessoas enérgicas, tranquilas, apáticas, aceleradas e ninguém está livre de agir sem pensar no calor do momento.
5. Pratique a comunicação assertiva: Busque treinamento e desenvolvimento para sua equipe. Preste atenção nas pessoas, observe o que acontece na empresa.
6. Entenda o clima organizacional: Invista em melhorias das relações interpessoais e no trabalho em equipe, isso reflete diretamente no desempenho e nos números da empresa.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop