À medida que embarcamos na digitalização dos serviços, a tecnologia desempenhará um papel essencial em quase todos os aspectos de nossas vidas. Segundo o Fórum Econômico Mundial, estima-se que 65% das crianças que ingressam na escola se desenvolverão profissionalmente em ocupações que não existem hoje.
Muitos dos empregos de alta demanda de hoje foram criados na última década, de acordo com a International Society for Technology in Education (ISTE). À medida que os avanços tecnológicos impulsionam a globalização e a transformação digital, os educadores podem ajudar os alunos a adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso em carreiras futuras.
Nesse contexto, há alguns anos, estimava-se que mais de 1,5 milhão de novos empregos digitalizados seriam gerados em todo o planeta. Ao mesmo tempo, 90% das organizações têm atualmente uma escassez de habilidades em tecnologia da informação (TI), enquanto 75% dos educadores e alunos sentem que há uma lacuna em sua capacidade de atender às necessidades de habilidades de TI. Para preparar o talento necessário para a economia digital, a educação deve se adaptar tão rápido quanto o crescimento da demanda e a evolução das habilidades tecnológicas.
“O conhecimento sobre a influência de fatores sociais, culturais, psicológicos, ambientais e tecnológicos na forma como os jovens aprendem e interagem com seu ambiente, sugerem uma nova pedagogia digital, que analisa esses aspectos para desenvolver modelos acadêmicos baseados em pesquisas interdisciplinares com a objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem eficazes que promovam novas formas de ensinar, aprender e trabalhar”, explica Patricia Herrera, Diretora de EdTech para LATAM no CYPHER LEARNING, a plataforma de aprendizagem inteligente mais completa do mundo, em análise pautada no Dia Internacional da Juventude, que se comemora em 12 de agosto.
Nos próximos 13 anos, quase 2 bilhões de pessoas farão parte do conjunto de jovens do mundo. Na maior parte dos países em desenvolvimento, as crianças e os adolescentes já constituem a maioria da população. Hoje, o planeta abriga a maior população jovem da história. Atualmente, existem mais de 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo com idades entre 10 e 24 anos, e esse número só deve aumentar.
Desse valor, em média, mais de 80% dos jovens internautas são ativos nas redes sociais, o que revela a importância e o potencial das plataformas digitais não só no seu cotidiano, mas também como veículo para alcançar uma comunicação mais orgânica com as novas gerações. Por exemplo, o estudo Digital News Report descobriu que 39% dos jovens entre 18 e 24 anos usam as redes sociais como sua principal fonte de notícias. Instagram, TikTok e YouTube são seus canais. O motivo? Eles têm dificuldade de entender a linguagem usada pela mídia tradicional e sua maneira de contar histórias.
Qual o papel da tecnologia na educação dos jovens?
A disrupção tecnológica e a adoção acadêmica estão demonstrando rapidamente por que a educação online deve ser uma parte vital do ensino e da aprendizagem. Ao integrar a tecnologia aos currículos existentes, em vez de usá-la apenas como uma ferramenta de gerenciamento de crises, os professores podem aproveitar o aprendizado on-line como uma poderosa ferramenta educacional. Ainda assim, é importante ter em mente que a tecnologia é uma ferramenta utilizada na educação e não um fim em si mesma. A promessa da EdTech está no que os educadores fazem com ela e como ela é usada para melhor atender às necessidades de seus alunos.
A criação ocorre em diferentes lugares, por exemplo, na sala de aula durante o aprendizado baseado em projetos ou junto com colegas apaixonados por tecnologia por meio de hackathons. Os alunos modelam as redes que criam em um simulador e protótipo baseado em nuvem em casa. Os instrutores recebem uma plataforma de gerenciamento de aprendizado personalizável à medida que colaboram com instrutores de todo o mundo.
Salas de aula virtuais, vídeo, realidade aumentada, inteligência artificial, redes sociais e outras ferramentas tecnológicas como um sistema de gestão de aprendizagem inteligente como um ILP, podem não só tornar a aula mais dinâmica, mas também criar ambientes virtuais de aprendizagem mais inclusivos que estimulem a colaboração e curiosidade, isso permite que os professores coletem dados sobre o desempenho dos alunos para reforçar ou detectar oportunidades de melhoria.
Não é difícil imaginar uma infraestrutura de sala de aula virtual que inclua tecnologias remotamente acessíveis e ferramentas de colaboração que ajudem a criar um ambiente “inteligente” para a invenção de produtos, serviços e experiências da Internet das Coisas (IoT) do mundo real pelos alunos. Isso faz sentido devido ao impulso da juventude em ter um mundo mais conectado, segundo dados do Relatório Global sobre o Ambiente Digital 2022, o número de internautas no planeta chegou a 4.950 milhões de pessoas, o que representa 62,5% da população mundial.
“Percepções interdisciplinares da ciência da aprendizagem estão descobrindo novas abordagens para a educação. Por exemplo, o poder da tecnologia para influenciar e melhorar a academia. O mais emocionante é que tudo isso já pode ser alcançado. Ao aplicar o conhecimento da ciência da aprendizagem à EdTech, podemos criar uma experiência de aprendizagem dinâmica, digital e prática que se adapta, é flexível e relevante que desenvolve os jovens talentos necessários para impulsionar a economia digital”, conclui Patricia Herrera.
Fonte: Imprensa CYPHER LEARNING