Para uma empresa sobreviver ao mercado e ter sucesso não basta fazer boas vendas, é necessário incorporar práticas de negócios que agreguem lucro, propósito e transparência. Esse tem sido um dos maiores desafios dos empreendedores atuais em busca de resultados sólidos, mais sustentáveis e com uma boa gestão de recursos financeiros.
Patrícia Baceti, CFO na One7 explica que a gestão financeira envolve diversas ações que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros. Para isso, ela deve estar pautada em princípios, valores e pontos vitais à organização.
Para facilitar a vida do empreendedor, ela compartilhou com a MundoCoop sete dicas corporativas que podem mudar os rumos da sua empresa:
- Clareza nos pontos de partida: Comece mapeando o cenário atual para entender quais devem ser as premissas da jornada e o foco na realização contínua de ações sequenciais e bem definidas. Importante estabelecer um processo de planejamento financeiro por meio de um orçamento e do forecast, que é um método de previsão, análise e revisão de um orçamento, baseado na atual situação da empresa. Dependendo da volatilidade dos mercados, essa previsão pode mudar. Também é importante manter o alinhamento entre as áreas gerenciais e contábeis, com base em metas de gastos e suas respectivas alçadas, sem perder a agenda de obrigações.
- Seja transparente na jornada: É necessário garantir a transparência da “jornada” com os envolvidos, para que todos possam contribuir. Essa etapa envolve desde o esclarecimento de conceitos, termos, metodologias usadas, quais metas serão perseguidas e a importância disso tudo.
- Gestão de Riscos: Mapeá-los é uma forma eficaz de mitigar os impactos caso algo de errado aconteça no meio do caminho. Entretanto, não basta esquematizar, é preciso também agir! Cuidar da geração própria de caixa e fazer a gestão da necessidade de capital de giro, fazem parte de um bom plano de gestão de riscos.
- Cultura de Governança: Sua empresa está preparada para apresentar como tudo “funciona”, quanto custa cada etapa do processo produtivo e/ou de entrega de serviço, como gera receita e se os processos são passíveis de reprodução e confiáveis? Mantenha a sua criação de valor bem-organizada e com todos os envolvidos. É importante que estes processos façam parte da cultura da empresa e não seja algo pontual. Para isso, tenha disciplina nas agendas de processos, divulgação e envolvimento de todos.
- Alocação precisa de despesas: Manter os melhores resultados econômicos e financeiros fazem parte da estratégia, pois o direcionamento das despesas em centros de custo e validação recorrente com as áreas dos orçamentos estimados x realizados deve ser uma rotina.
- Monitoramento e Controle: O acompanhamento da jornada é um passo que não pode ser negligenciado. É fundamental ter um painel financeiro, um dashboard com indicadores, manter um report de liquidez e um boletim orçamentário, entre outros números importantes que precisam ser exibidos de forma regular para o time.
- Report constante de evolução: Além de apresentar clareza e visibilidade dos números da empresa, é uma prática relevante cuidar da formatação de reuniões de conselho, do time diretivo e das equipes. Apesar da importância de todos esses passos, sabemos que ainda é um desafio para muitos negócios manter a governança em dia. Mas não deixe as dificuldades serem uma barreira para sua empresa avançar. Implemente cada dica dada acima, não apenas olhando para o setor financeiro, mas para todas as áreas da companhia.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop