Como as empresas podem ajudar um mercado mais assertivo e focado nos clientes? Esse questionamento para o futuro foi tema do CMS Financial Innovation 2022, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo. Reunindo speakers dos mais diversos setores, o evento realizado pela CMS buscou trazer painéis, debates, apresentações e experiências voltadas ao mercado financeiro e segurador. A MundoCoop, que possui tradição no apoio ao ecossistema econômico, foi mídia parceira do evento.
Com foco no papel que a tecnologia tem a desempenhar no desenvolvimento do mercado, o Financial Innovation 2022 começou com a abertura de Pablo Salamone, Presidente do CMS Group. Para iniciar os debates, Salamone destacou a importância da interação entre diferentes players, para a busca de negócios mais voltados à solução de dores do público.
Trazendo um panorama prático do status atual da economia mudial, o painel ‘O Futuro da Inovação Financeira na visão de seus líderes’ reuniu Gustavo Torres, Partner e Chief Innovation and Experience Officer da C6 Bank; Danilo Caffaro, VP Consumer Finance do PicPay; Fábio Dragone, Diretor de Inovação, CRM, CX e Digital do Bradesco Seguro; Helio Muniz, CCO do Via Varejo; Julio Guedes, Diretor de Analytics do Serasa Experian e Gustavo Antunes, CEO da Liderança.
Segundo Gustavo, o mercado tem que se voltar mais para o cliente, constantemente fazendo a pergunta: “Como nossos produtos podem impactar a vida dos nossos clientes?”, observando no processo o cenário nacional e internacional, de forma igual. Para Dragone, é fato que os últimos anos trouxeram grandes transformações, com uma mudança na relação entre os clientes e as empresas. Contudo, apenas no futuro que esse momento será visto com importância maior. “Só sabemos que estamos vivendo uma revolução quando olhamos para trás”, frisou. Além disso, os convidados defenderam a experimentação como forma de remodelar o mercado, e atingir a excelência nos processos.
Destacando um dos grandes temas da atualidade, o CMS Financial Innovation trouxe o debate “Open Finance: o que de fato significa ser OPEN em banking, data e insurance?”, com mediação de Henrique Gallotti, Diretor de Estratégia da Deloitte. Para começar, Marina Piacentini, Gerente de Produtos Cash e Open Finance do Itaú Unibanco, lembrou da rápida adesão ao Open Banking. O Brasil abraçou a agenda de inovação, com alta aderência ao open finance e ao PIX, que acaba de completar dois anos”, ressaltou. Contudo, os reais benefícios do open banking, finance e data não estão claros, e devem ser melhor comunicados junto ao público. Para Marcos Xavier, Sócio e Head de BaaS do BTG Pactual; e Henrique Volpi, CEO da Kakau, um dos maiores empecilhos do país é o cenário regulatório, que ainda está em fase de aprimoramento, atrasando alguns processos. “Processos desencorajam a aplicação total e efetiva no mercado”, afirmou Xavier. Mesmo com tal barreira, o open já possui mais de 12 milhões de clientes ativos, algo que deve democratizar o acesso ao sistema financeiro, algo que deve trazer grandes impactos positivos nos próximos anos.
A era dos novos pagamentos foi outro destaque, com o painel “Payments 5.0: tudo está na jornada do cliente?”. Moderado por Sarah Almachar, CEO da EVLOS4U, o encontro trouxe Paulo Frossard, Vice-presidente de Market Delivery da Mastercard Brasil; Henrique Gusso Netzka, CEO/Founder da Nimbly e Mauricio Zaragoza, Cofundador da Fitbank. Para começar, os convidados lembraram que o Brasil possui destaque no seu cenário econômico, com grande adesão aos meios de pagamento digital, algo que se intensificou com a chegada do PIX. Para Frossard, olhar para o pagamento como uma “jornada para o cliente” é essencial, trazendo mais segurança e melhores experiências ao longo desse processo tão comum no dia a dia. Segundo Netzka, vivemos a era da revolução nos pagamentos, com tal processo tornando-se simplificado, e ao mesmo tempo, fazendo parte de um ecossistema maior, com mais players conectados. Para os convidados, o sucesso de um player nesse mercado abre espaço para outros seguirem pelo mesmo caminho, aprimorando assim todo o ecossistema. Olhando para o público, buscar novas ferramentas, mais segurança, conformidade com novos regulamentos e novos processos de pagamento ainda em processo embrionário, é fundamental para que o sistema financeiro traga novas oportunidades de negócios, e um novo relacionamento com os clientes.
CMS Financial Innovation
Reunindo grandes nomes e empresas do mercado, o CMS Financial Innovation buscou trazer um novo olhar para o futuro, desenvolvendo – em diversas salas – encontros e debates mergulhados em experiências práticas. Durante dois dias, o evento trouxe novas perspectivas para tendências que estão ditando o presente, e que irão transformar o futuro. O CMS Financial Innovation contou com o apoio de mídia da MundoCoop.
Por Redação MundoCoop