Para ter o melhor retorno dos colaboradores e dos cooperados é fundamental que as cooperativas desenvolvam uma comunicação eficaz, além de uma boa escuta.
Esse processo envolve vários passos, entre eles criar diálogos mais eficientes, relacionamentos empáticos, absorver o conteúdo e entender a mensagem emitida. Esses são elementos essenciais para um processo de comunicação mais assertivo. Pode parecer fácil, mas não é bem assim.
“Saber escutar pode parecer apenas um detalhe, mas ajuda muito em todo tipo de relacionamento. Seja ele de cunho pessoal ou profissional, pois mostra que o outro está sendo valorizado, além de mostrar flexibilidade no que diz respeito a acolher ideias e opiniões divergentes”, lembra Natália Carmona, engenheira agrônoma formada pela Esalq-USP e uma das apresentadoras do Triplamente Podcast.
Escutar, colabora para o desenvolvimento de conexões e relacionamentos mais estreitos, e oferece muitas vantagens. Elas vão desde a absorção de informações importantes, elo de confiança entre o ouvinte e o interlocutor. “Minimiza conflitos internos, reduz as falhas por problemas na comunicação e, quando em um ambiente profissional, ainda melhora a relação com equipes e clientes”, lembra Marina Godinho, Coach formada pela Organização Internacional Condor Blanco e uma das apresentadoras do Triplamente Podcast.
Ela se uniu com as amigas Natália Carmona e Nicole Vecchies para criarem o Triplamente Podcast, que entre os vários temas, aborda a importância de desenvolver uma boa escuta na vida e no trabalho. Em tempos corridos, cheios de atribulações diárias são, cada vez mais comum, escutas superficiais e sem interesse genuíno no que está sendo dito. Saber escutar nem sempre é uma tarefa fácil, demanda tempo, atenção, disponibilidade, predisposição para ouvir sem julgamentos, entre outros tantos itens”, exemplifica Nicole Vecchies, formada em Administração de empresas.
Para facilitar o processo de criação da boa escuta nas cooperativas, as apresentadoras dão 6 dicas fáceis e fundamentais para serem colocadas em práticas com os cooperados e os colaboradores. Marina explica que se for difícil, uma opção é colocar em prática as técnicas com pessoas mais próximas. “Isso facilitará a relação de empatia. Seguindo os passos acima, a pessoa já vai notar a diferença nessa escuta ativa”, finaliza a apresentadora Marina Godinho.
As 6 dicas para uma escuta mais assertiva
Para educar a sua escuta é fundamental oferecer a sua atenção integralmente ao outro. É importante que você esteja disposto a dedicar toda a sua atenção àquela pessoa durante alguns minutos. Para isso, deixe o celular do lado ou qualquer coisa que possa tirar a sua atenção deste momento.
Outra dica importante é manter o contato visual com o seu ouvinte. “Lembre-se de olhar para a pessoa enquanto ela fala. O contato visual é um elemento indispensável para demonstrar atenção e uma postura receptiva”, indica Marina.
Evite interromper a pessoa com quem está se comunicando. “O mais importante é o que está sendo dito, por isso não deve haver interrupções para trazer exemplos pessoais. Só faça isso, se fizer alguma pergunta pertinente ao que está sendo dito”, indica Nicole.
Evite fazer julgamentos e nem interpretações. “Seja empático, tente entender o outro, o porquê a história afeta o outro, positiva ou negativamente. Dessa forma, o outro se sente confortável e acolhido”, aconselha Natália.
Não menos importante, é evitar de falar de você. “Um bom ouvinte se concentra na experiência do outro. Mudar o foco da conversa e começar a falar de você seria como dar menos importância na história que está sendo contada”, diz Godinho.
Por fim, pratique o silêncio. “Ele facilita ouvir a sua voz interior, desperta a consciência de que as pessoas precisam se ouvir e te coloca numa posição de ouvinte menos ansioso”, finaliza Vecchies.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop