Pelo terceiro ano consecutivo o Sicredi é reconhecido como um excelente lugar para trabalhar no Brasil. A conquista da certificação GPTW (Great Place to Work) reflete o objetivo do Sicredi: colocar as pessoas no centro. A pesquisa de clima organizacional é realizada anualmente com a empresa GPTW e tem por objetivo ouvir os colaboradores de forma anônima e voluntária para construir um ambiente pautado em confiança, respeito, diversidade e inclusão.
A certificação pela metodologia GPTW acontece quando a instituição atinge a nota mínima de 70 pontos percentuais no Indice de Confiança, resultado geral da pesquisa de clima. A nível sistêmico foram mais de 34 mil colaboradores que responderam à pesquisa culminando em uma pontuação em nível geral de confiança de 89%. Na Sicredi UniEstados, os mais de 700 colaboradores responderam as questões gerando um índice de confiança de 90%.
Pilares
Ao todo são cinco pilares medidos pela pesquisa:
Credibilidade: diz respeito a comunicação e como são conduzidas as pessoas e negócios; Respeito: se refere ao quanto o colaborador se sente apoiado em seu desenvolvimento profissional e recebe reconhecimento;
Orgulho: avalia o quanto o colaborador tem orgulho do seu trabalho individual, mas também do coletivo;
Imparcialidade: se refere a equidade e reconhecimento;
Colaboração: expressa o quanto o colaborador sente que tem espaço para ser espontâneo e tem um ambiente amigável. Todos esses pilares juntos formam o índice de confiança.
“Um ponto importante de todo esse movimento é nos abrir para ouvir os nossos colaboradores e isso também é um ganho. Quando a gente fala em construir um ambiente melhor, ter uma relação pautada em confiança, o principal caminho é abrir espaço para escuta e a partir disso fazer movimentos mais assertivos para a construção de um ambiente respeitoso e que nos leve ao caminho de evolução”, expressa a coordenador de gestão de pessoas da Sicredi UniEstados, Lilian Scanegatta.
NPS
Outro ponto analisado é o e-NPS (Employee Net Promoter Score), que mede o quanto os colaboradores indicariam o Sicredi para os amigos trabalharem, a Sicredi UniEstados atingiu o percentual de 84%. O levantamento ainda mapeou os motivos pelos quais os colaboradores querem continuar trabalhando no Sicredi.
Os três principais motivos são: oportunidade de crescimento e desenvolvimento, o alinhamento dos valores pessoais com os valores da empresa e o fato de proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Clima organizacional
Além da pesquisa de clima realizada anualmente com todos os colaboradores, o Sicredi possui de forma permanente nas equipes os representantes do clima organizacional. Em cada agência, bem como em cada área da Sede Administrativa, um colaborador por equipe é responsável por, juntamente com o gestor, ter um olhar para o clima da equipe, no que diz respeito ao bem-estar dos colegas, com um papel fundamental na construção do ambiente de trabalho.
“Através da pesquisa de clima é que conseguimos a certificação, e estamos felizes pelos resultados, mas também porque há algum tempo estamos trabalhando em melhorias para os nossos colaboradores. Quando falamos no nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, precisamos ter um ambiente de inclusão e de confiança das nossas equipes. É somente com a participação de todos que conseguimos construir um ambiente ainda melhor”, enfatiza o diretor executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Marmentini.
Fonte: Rádio Rural