A representatividade feminina é uma pauta frequente em diversos âmbitos da sociedade e quando trata-se do mercado de trabalho, as discussões são ainda mais intensas, já que em muitas empresas os homens continuam ocupando posição de destaque. No entanto, na Unimed Campo Grande, são as mulheres que ocupam a maioria das vagas, inclusive as de lideranças.
Atualmente, a cooperativa médica possui em seu quadro 71% de mulheres em relação ao total de colaboradores, enquanto o Pacto Global da ONU estabelece 33% até 2025. Nos cargos de liderança, a representatividade feminina é de 56%. Desse total, 77% das mulheres ocupam o cargo de supervisão, 46% de coordenação, 33% de gerência e 33% de diretoria. O levantamento reflete a realidade da cooperativa até julho/2023.
A cooperativa tem como princípio a valorização e a promoção da equidade entre todos os colaboradores, sem qualquer tipo de distinção de gênero ou raça. O mesmo vale para a remuneração, sendo importante destacar que a política de cargos e salários segue regras internas que garantem a equidade entre homens e mulheres, respeitando o equilíbrio salarial de acordo com os níveis dos cargos.
“Empresas que adotam práticas de equidade salarial demonstram compromisso com a justiça e a igualdade no local de trabalho. Elas buscam identificar e eliminar discrepâncias salariais injustas e promovem um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado”, enfatizou Janiely Oliveira Vieira, supervisora de Gestão por Resultado da Unimed CG.
Com certeza, adotar uma política de reconhecimento tem um impacto significativo no desempenho e no ambiente de trabalho. “O resultado é sempre positivo quando o colaborador é reconhecido. Percebemos mais motivação e engajamento, retenção de talentos, meritocracia, igualdade e diversidade, desenvolvimento de competências, clima organizacional, competitividade e eficiência dos colaboradores”, destacou Sibele Thibes Monteiro Moreira, coordenadora da Gestão de Pessoas da cooperativa médica.
Além de oferecer igualdade de oportunidades para seus colaboradores, a Unimed Campo Grande está sempre em busca de melhorias contínuas e possui características importantes, como a transparência e objetividade nas políticas, equidade salarial para funções similares, incentivo ao desenvolvimento profissional dos colaboradores, valorização e reconhecimento, adesão à legislação trabalhista e retenção de talentos com baixa rotatividade, o que a coloca em posição de destaque, tornando-se uma referência para outras empresas de grande porte.
Fonte: Arapuá News