O segundo desafio dos programas de inovação da Nater Coop (antiga Coopeavi) está com inscrições abertas até 13 de fevereiro. As soluções premiadas podem receber até R$ 30 mil e devem personalizar e tornar mais inteligente o relacionamento com os clientes das lojas de insumos agropecuários.
Os interessados em participar podem se inscrever neste site. O tema do edital é “Insumos Agropecuários”. Podem participar empresas tradicionais, startups, instituições de ensino e demais agentes do setor produtivo (pessoas físicas e jurídicas).
As soluções apresentadas para esse desafio concorrerão a prêmios em dinheiro: 1º lugar R$ 30 mil, 2º lugar R$ 15 mil e 3º lugar R$ 5 mil. Os projetos serão selecionados 15 dias após o final das inscrições de cada desafio e os escolhidos terão 100 dias para desenvolver a solução. A expectativa é de que os resultados gerais sejam anunciados no final de 2023.
Insumos agropecuários
De acordo o diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt, a cooperativa quer melhorar a gestão dos clientes das suas lojas de insumos agropecuários, e, consequentemente, melhorar a experiência e relacionamento com eles.
“As lojas de Insumos Agropecuários estão distribuídas pelo estado do Espírito Santo e Minas Gerais, sendo 30 no primeiro e quatro no segundo, totalizando 34 lojas dedicadas a atender clientes com demandas como fertilizantes, sementes, defensivos, rações, máquinas e irrigação”, conta.
O gestor ressalta que, atualmente, a gestão desses clientes é feita por sistemas que possuem barreiras de integração entre eles, não conseguindo atender às especificidades de cada cliente como: comportamento de compra; perfil individual de cada cliente; relacionamento assertivo com cada grupo de clientes e tipo de produção destes clientes (tomaticultores, cafeicultores).
Soluções e investimentos
“Para resolver esse desafio, a solução proposta deverá analisar o comportamento de compras dos clientes e distribuir as informações de forma rápida e assertiva para permitir o uso dos dados para gerar comunicação personalizada. Toda inovação é composta por quatro elementos base: Problema, Solução, Receita e Resultados. Nós sabemos quais problemas enfrentamos e quais resultados queremos alcançar. Agora, os participantes nos ajudarão a compreender quais soluções e investimentos serão necessários para aperfeiçoar a experiência”, afirma Marcelino.
A iniciativa faz parte do investimento de até R$ 2 milhões em programas de inovação (startups) para os próximos dois anos, anunciado no final de 2022 pela cooperativa. O primeiro foi lançado em janeiro. O plano é lançar mais 14 desafios mapeados em suas respectivas áreas de negócio, que incluem café, laticínios, agroindústria e varejo.
Fonte: ES Brasil