O fortalecimento das relações entre a alta direção e seus colaboradores deve estar alicerçado numa comunicação clara, transparente, objetiva e sem ruídos. Com base nesses princípios, a Coop realiza mensalmente o Café com o diretor geral.
Trata-se de um evento que integra as ações da sua cultura organizacional Nosso Jeito de Ser e de Fazer e que proporciona a todos os colaboradores a oportunidade de se inscreverem para participar do encontro, independente da função que exerçam. Hoje, a Coop possui 6 mil colaboradores, entre efetivos, temporários e terceirizados.
Mensalmente, são sorteados 10 colaboradores e o encontro é bem informal, no qual o nosso diretor geral, Pedro Mattos, explica de forma simples o planejamento estratégico da empresa e como podemos atingir os objetivos, considerando o papel de cada um na organização. É um momento de total sinergia, com troca de ideias e de experiências.
A iniciativa começou em setembro do ano passado e envolve todos os colaboradores que atuam na região do Grande ABC e também nas unidades localizadas no Interior de São Paulo (São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba e Tatuí). Para essas cidades mais distantes do Centro Administrativo de Santo André, a Coop disponibiliza uma van que busca os colaboradores e os leva de volta as suas unidades de origem após o evento.
“Nesses encontros, muitos colaboradores trazem sugestões de melhorias e esclarecem suas dúvidas sobre alguns processos. Além disso, eles também reforçam o orgulho de fazer parte de uma organização, que possui uma comunicação de mão dupla, sem viés e que valoriza a função e protagonismo de cada um na construção de uma empresa cada vez maior e mais respeitada”, explica Luciana Benteo, coordenadora de comunicação corporativa da Coop.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, uma unidade de loja de conveniência em São Bernardo do Campo (Coop Aqui), um atacarejo em São José dos Campos (Meu Atacarejo) e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
Fonte: Imprensa Coop – Cooperativa de Consumo