A comunicação é parte essencial dentro de um negócio. Não apenas no processo de conexão entre a empresa e o mercado, mas também internamente. E no contexto das cooperativas, tal cenário não é diferente.
Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé, conta que um dos segredos da longevidade de uma cooperativa é manter uma boa comunicação com os cooperados e com os seus clientes. “O segredo é estar sempre atento às dores e necessidades do negócio para buscarmos juntos os meios mais adequados para superarmos as dificuldades. As cooperativas fracassam quando deixam de ouvir o cooperado. A responsabilidade de todos dentro de uma cooperativa deve ser compartilhada, assim como os bons resultados. Ter este cuidado com o negócio, sempre conscientes de que estamos trabalhando para o coletivo e sabendo que temos um compromisso, também, com as futuras gerações. Tudo isto é um caminho para a sustentabilidade”, lembra Melo.
Augusto fala do poder da comunicação e de como ela é fundamental não só no processo de sobrevivência de um negócio como na manutenção dele. A comunicação é uma arte, e as palavras que utilizamos em nosso discurso nos negócios podem nos ajudar a atingir nossos objetivos com os ouvintes e, por conseguinte, nos aproximar deles. Afinal, a linguagem tem o papel fundamental em sua dinâmica, pois é por meio dela que expressamos o conteúdo dos nossos pensamentos.
Como causar o efeito desejado
Existem várias maneiras de selecionarmos as palavras certas e alcançarmos os efeitos desejados. Uma delas é entender o que o ouvinte deseja ouvir e adequar a sua linguagem com sinais, gestos, posturas e palavras baseadas naquilo que terá significado para ele. O especialista Mauro Félix, professor da Escola de Negócios Celso Lisboa explica que a melhor maneira de sabermos se as nossas palavras estão causando o efeito que desejamos é observar as reações do receptor. “Se suas palavras estiverem desenvolvendo empatia e confiança em seu ouvinte, isso significa que você está no caminho certo”, lembra Félix.
Outras ferramentas importantes na comunicação no universo dos negócios é usar as metáforas e imagens. Mauro conta que as sensações costumam atingir mais fácil e imediatamente os ouvintes do que as que exprimem conceitos. “Portanto, a melhor estratégia para atingir seus objetivos é utilizar palavras ricas em significado sensorial”, indica Félix.
Quando falamos de comunicação no mundo dos negócios é importante tomarmos muitos cuidados. Especialistas explicam que alguns excessos devem ser evitados, entre eles o de informalidade, cometer gafes e falar palavrões. Por outro lado, Mauro conta que é essencial tomar cuidado para não ser percebido como uma pessoa fria e distante por utilizar palavras extremamente formais em sua comunicação. “A melhor forma de se evitar gafes em sua comunicação é buscar conhecer as características do ambiente em que você está inserido e adequar suas palavras de acordo com o que predomina nele”, ressalta.
Alguns treinos podem ajudar melhorar a sua comunicação no mundo dos negócios. Entre eles estão ler mais em casa, afinal a leitura é um dos melhores caminhos para você desenvolver a sua linguagem e aumentar o seu vocabulário. “Os exercícios para dicção também são importantes, para melhorá-la leia textos em voz alta e procure controlar sua respiração, pois isso será fundamental para a qualidade de sua oratória”, indica Mauro.
Os 10 mandamentos da não comunicação no mundo dos negócios
1. Não ouvir as pessoas: Saber escutar é uma premissa da boa comunicação, você só saberá utilizar as palavras certas em sua comunicação conhecendo o seu ouvinte e ganhando a confiança dele.
2. Não ser objetivo: Procure utilizar as suas palavras de forma a transmitir clara e diretamente o que você quer dizer. Pessoas tendem a ter dificuldade em se manterem atentas e concentras em um emissor prolixo.
3. Não conhecer sua audiência: É importante que você procure entender as características do seu público para que você não utilize palavras inadequadas ao se comunicar com ele.
4. Ser ambíguo: Dizer uma coisa, querendo dizer outra, é uma péssima estratégia para a sua comunicação no ambiente de trabalho. Um bom profissional vai direto ao ponto e é claro naquilo que quer transmitir.
5. Usar palavras negativas: Pessoas tendem a não reagir positivamente a palavras negativas, portanto, se você utilizar muitas palavras negativas em seu discurso, provavelmente seu público não criará uma relação de confiança com você.
6. Usar gírias em excesso: Dependendo do ambiente em que você estiver, o uso de gírias pode levar as pessoas a te perceberem como infantil e imaturo profissionalmente.
7. Ser agressivo em suas palavras: Uma comunicação violenta afastará as pessoas de você. Portanto, procure utilizar palavras mais amenas.
8. Usar uma fala na defensiva: Existem pessoas que se comunicam como se estivessem se defendendo. Esse tipo de postura fará com que sua audiência desconfie do que você está falando.
9. Não olhar nos olhos de seu receptor: É comum no ambiente de trabalho você fazer várias coisas ao mesmo tempo quando estiver se comunicando, mas não parar e olhar nos olhos do seu emissor enquanto se comunica, transmitirá desinteresse no outro.
10. Usar muitas palavras no diminuitivo: O excesso de palavras no diminuitivo pode fazer com que o seu público te perceba como uma pessoa fraca e ingênua.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop