Essa é uma pergunta que frequentemente passa pela cabeça de todos os diretores e conselheiros.
Afinal, quando pensamos em expansão de negócios, quase que imediatamente lembramos dos riscos e desafios.
Por isso, a Yassaka está comprometida em contribuir, mostrando que é possível sim ampliar muito o seu negócio e acelerar os resultados com uma estratégia bem estruturada e de forma prática.
Essas soluções foram desenvolvidas com base na nossa experiência de 22 anos, atendendo mais de 120 Cooperativas, instituições financeiras, OCB’s, SESCOOP’s e Centrais.
Assim, criamos estratégias e métodos de gestão, como por exemplo…
Fórmula do Freio: CCP3 = MDC
(Comando e Controle + Punição + Pressão + Premiação = Medo, Desconfiança e Competição)
Fórmula do Acelerador: EAA = SAC
(Educar + Acompanhar + Apoiar = Segurança, Acolhimento e Colaboração)
Também fizemos muitas pesquisas e diagnósticos, que levaram à conclusão que os maiores desafios que as cooperativas de crédito vêm enfrentando nos últimos anos são o resgate da essência da cooperativa, o desenvolvimento dos colaboradores para a expansão, a transformação digital, além da captação e liquidez.
Na décima edição do EASY – Encontro Anual de Sinergia Yassaka, que ocorrerá dia 31/08 deste ano, o foco principal é abordar a independência e a interdependência dentro das instituições, aumentando a segurança psicológica, o poder criativo das equipes, definindo claramente o objetivo e resultado estratégico dos gerentes de agência, ampliando sua zona de autonomia.
Para começar a conversa em cima do assunto, explicamos que a conquista da independência tem relação com o EU, com a vitória particular: proatividade, objetivos claros e priorização. Já a conquista da interdependência tem relação com o NÓS, com a vitória coletiva: relação ganha-ganha, escutatória e sinergia com associados, colaboradores, instituições de classe e comunidade.
Por isso que com esse encontro, queremos ampliar a visão sistêmica na gestão das agências para potencializar relacionamentos e negócios com mais interdependência.
Além disso, queremos mostrar como é possível superar o desafio de desenvolver a expansão, aculturando com o propósito da cooperativa e fazendo negócios com significado e intensidade.
Uma prova da relevância desse tema, é o estudo lançado recentemente pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que mostra que as cooperativas de crédito abrirão mais de 1.300 agências até o fim de 2022.
Isso reforça ainda mais o compromisso com um modelo de negócio que entrega eficiência, humanidade e prosperidade para toda a cadeia.
Por Kasuo Yassaka, Túlio Freitas e Willians Pressi