A Unimed Ponta Grossa promoveu, no último dia 17, um treinamento imersivo exclusivo para os Uninfluencers, os agentes de comunicação interna da cooperativa.
O encontro foi conduzido pela psicóloga, especialista e consultora Sandra Pierozan, que abordou desde o contexto da humanidade com relação a tecnologias e mudanças no mercado de trabalho, até aspectos de comunicação, mentalidade de crescimento e visão sistêmica.
O intuito da capacitação foi contribuir com o desenvolvimento do colaborador para que ele possa explorar as habilidades e conceitos tanto na vida pessoal quanto nas atividades profissionais.
“Oferecer um conteúdo diferenciado para os agentes era uma intenção nossa desde a criação do Programa, o que acabou não sendo possível devido ao período pandêmico. Estamos muito satisfeitos por conseguir reuni-los agora. Os agentes interagem, trazem as necessidades das áreas, auxiliam no dia a dia. Então essa é uma forma de retribuir todo o apoio que eles dão para a comunicação interna da cooperativa e qualificá-los para a continuidade do Programa”, ressalta Sandri Anderson Gonçalves, gerente de Marketing e Comunicação.
Além do conteúdo teórico, os 27 Uninfluencers presentes também interagiram em dinâmicas e atividades práticas.
Para Franciane Dolgan, técnica de Enfermagem da Unidade de Internação, o treinamento possibilitou autoavaliações e reflexões importantes. “Me fez refletir, primeiramente, na minha vida pessoal, como eu tenho recebido, processado e repassado as informações. Consequentemente, após essa análise pessoal, pude compreender o impacto disso na vida profissional, afinal, não é possível ser um bom profissional sem antes ser uma boa pessoa. Quanto ao profissional, foi sobre o protagonismo, no sentido de que, independente da parte do processo em que me encontro, meu crescimento profissional depende exclusivamente de mim, de como me posiciono diante das situações”, avalia.
No papel de Uninfluencer, ela acredita que os temas abordados vão permitir uma observação mais criteriosa de todo o processo de comunicação. “Observar melhor como a comunicação tem acontecido, se a informação processada em minha cabeça chegou no receptor de forma correta. Me fez refletir quanto à comunicação assertiva, a importância de passá-la e ter a certeza de que ela foi recebida da forma correta, ampliando assim o processo de comunicação e informação dentro da cooperativa”.
Cristiano Santos, da área Administrativa, comenta que o treinamento o instigou a observar as relações interpessoais. “Foi um conteúdo muito rico, que vai alavancar minha vida profissional. Mudou muito a minha visão, quero utilizar sempre no meu dia a dia. Antes de disseminar uma informação, me colocar no lugar de quem vai recebê-la para que chegue de forma coerente, correta, assertiva e detalhada. Não quero só passar informação, mas também saber escutar o outro, o que vai me permitir ensinar e aprender com o outro também”.
A atitude olhar para si como forma de aprimoramento de comunicação foi um dos pontos que chamou a atenção da analista do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), Marcia Miró. “Foram momentos extremamente agradáveis, de muito autoconhecimento e autopercepção. Os exemplos, as dinâmicas, tudo me mostrou o quanto preciso evoluir, seja como Uninfluencer ou como colaboradora da área de qualidade. Este treinamento foi o pontapé inicial. Agora, com toda certeza, estarei continuando a busca de mais conhecimento para melhorar cada vez mais a forma de me comunicar”.
Já para Adrieli Pereira, técnica de Enfermagem da UTI adulto, os tópicos discutidos vão favorecer a postura profissional e as interações com os colegas. “Na maneira de receber ou passar informações, com a necessidade de interagir em grupo, em revê conceitos pelo lado profissional, saber me posicionar, respeitar a opinião do outro, me expressar no tempo certo e saber trabalhar com as minhas emoções”.
Fonte: Unimed Ponta Grossa