Ter profissionais com Learning Agility em cargos de liderança pode ser um ativo valioso para melhorar a gestão e a eficiência geral da empresa. Para promover o Learning Agility, as empresas podem investir em programas de desenvolvimento de liderança, promover uma cultura de aprendizado contínuo, oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento, e reconhecer e recompensar a capacidade de aprender e se adaptar.
Tania Mara Lopes, Diretora de Educação do ISAE Escola de Negócios, diz que quando a Learning Agility é promovida em todos os níveis da organização isso pode criar uma cultura de agilidade que permite à empresa se adaptar rapidamente a novas circunstâncias e se manter competitiva. “Empresas que promovem uma cultura de aprendizado e oferecem oportunidades de desenvolvimento atraem e retêm talentos de alta qualidade, que veem a organização como um local onde podem crescer e se desenvolver”, explica.
Isso porque líderes com Learning Agility tendem a ser mais eficazes na gestão de equipes, pois estão dispostos a aprender com a experiência e a se adaptar às necessidades e estilos de trabalho de seus colaboradores. “A capacidade de aprender rapidamente permite que os líderes acessem informações atualizadas e tomem decisões mais informadas e bem fundamentadas”, diz.
Conforme a especialista, a agilidade de aprendizado capacita os indivíduos a abordar problemas complexos de maneira eficaz. “Isso é especialmente valioso em funções de gestão, onde a resolução de problemas é uma habilidade crítica. Essa capacidade também auxilia na redução de erros, já que aprender com eles e com experiências passadas ajuda a minimizar a repetição de erros, melhorando a eficiência operacional”, avalia.
Para Tania, profissionais capacitados com Learning Agility estão mais propensos a trazer ideias e perspectivas para a empresa. “Eles podem ser catalisadores para a inovação, identificando oportunidades e propondo soluções criativas para os desafios comerciais. Em um ambiente de negócios em constante evolução, a capacidade de aprender rapidamente e se adaptar a novas circunstâncias é fundamental. Os líderes e colaboradores com Learning Agility podem ajudar as empresas a ajustar suas estratégias e operações de acordo com as mudanças no mercado”, completa.