Ao longo das últimas décadas, o cooperativismo de crédito reafirmou o seu papel essencial na sociedade brasileira, onde leva – através de um atendimento humanizado – melhores condições financeiras para seus cooperados. Expandindo sua participação física no sistema nacional, as cooperativas hoje são a principal instituição em diversas cidades, sendo a única instituição financeira em mais de 200 municípios.
Entre os grandes sistemas que transformam a vida de milhares de brasileiros todos os dias, está a Cresol Pioneira, que após 27 anos de atuação, está expandindo sua atuação para o estado de São Paulo, o mais populoso do país.
Com o anúncio da abertura de cinco agências, a cooperativa inicia um novo capítulo na sua história de sucesso e impacto social. Para entender a importância deste momento, a MundoCoop conversou com exclusividade com o Diretor Superintendente da Cresol Pioneira, Edemar Vodzicki. Na entrevista que você confere na íntegra a seguir, ele fala sobre este novo momento, e traz um panorama sobre o passado e futuro da cooperativa.
Confira na íntegra!
MundoCoop: De que forma a história da Cresol Pioneira se entrelaça com o desenvolvimento do cooperativismo do Brasil? Como você observa o crescimento da cooperativa?
Em meados de 1995, nasce no município de Dois Vizinhos PR, a primeira cooperativa do sistema Cresol. Tempos esses, onde o Brasil passava por transformações e adaptações econômicas, pois naquela época, abria-se o mercado para as cooperativas de crédito. No Governo Brasileiro, havia uma bancada cooperativista muito ativa e com as aquisições de pequenos grupos econômicos pelos grandes bancos o mercado se abre para novas possibilidades. Os sistemas cooperativos conquistam junto ao Banco Central a possibilidade de serem livre admissão. A Cresol Pioneira, vislumbrando o desenvolvimento deste mercado, cria mais um sistema financeiro cooperativo, e traz aos seus cooperados mais opções de linhas de crédito, mais concorrências entre as instituições e maior desenvolvimento econômico para a região que a Cresol pioneira atuava até então
Planejando seu crescimento, sempre pautado na transparência, na essência do cooperativismo, no relacionamento e na eficiência, a cooperativa Cresol Pioneira, de forma estruturada, organiza seus processos, prepara seus conselheiros e seus colaboradores, demonstrando que suas decisões foram muito acertadas, pois atualmente é a cooperativa do Sistema Cresol, que apresenta o maior volume de recursos administrados.
MundoCoop: O que significa para a Cresol Pioneira expandir a atuação para o estado de São Paulo? Por que a cidade de Ribeirão Preto foi escolhida para o primeiro passo desta nova fase?
Significa muito trabalho, muita dedicação e muito planejamento para levar ao povo paulista, o jeito de ser Cresol. Entendemos que o cooperativismo precisa ser mais enraizado e o Estado de São Paulo precisa conhecer mais essa forma justa, de trabalhar com os recursos financeiros. Costumo dizer que o cooperativismo é a forma socialista, mais capitalista que existe, pois busca de forma justa, favorecer quem sabe gerir seus recursos financeiros.
Ribeirão Preto, com seus quase 800 mil habitantes, mostra sua potência financeira em vários setores como: O agronegócio, o setor da saúde, o setor de serviços e agora despontando grande investimentos nos setores de tecnologia e logística. Possui localização privilegiada, excelente estrutura hoteleira e em sua região metropolitana, mostra suas características de acolhimento para todas as cidades. Por essas e outras características e Cresol Pioneira, decide de forma estratégica a implantação da sua Gerência Regional e de sua primeira agência no Estado de São Paulo.
MundoCoop: São Paulo é o estado mais rico e populoso do país, cenário que abre diversas possibilidades para o crescimento da Cresol. De que forma a cooperativa irá atuar para atrair novos cooperados no estado?
A estratégia da Cresol Pioneira, é trazer as PESSOAS certas para o time, pois temos absoluta convicção que as pessoas certas, orientadas por nossa política de gestão, nosso código de ética e conduta, apoiado por seus gestores, esses profissionais, possam entregar com muito relacionamento e estratégias de marketing, os produtos e serviços financeiros de forma justa e com um atendimento humanizado os objetivos que são: O Crescimento da cooperativa e o retorno financeiros para os nossos cooperados.
MundoCoop: Atualmente a Cresol Pioneira possui como um de seus principais focos o setor agro, sobretudo o pequeno produtor. Em 2023, para quais novos segmentos a cooperativa pretende expandir a sua atuação?
Ressalto que hoje possuímos produtos e serviços específicos para cada público, independente se é um produtor rural, empresário, investidor ou pessoa física. Em 2023 continuaremos atendendo o pequeno produtor, pois o sistema Cresol atua de forma nacional, mas da mesma forma os demais segmentos, conforme a necessidade de cada região e para a expansão, já tínhamos mapeado que os volumes e as culturas são diferentes. A Cresol pioneira nasceu do Agronegócio e essa essência, sempre estará em nossos planejamentos, pois acreditamos em seu potencial social e na segurança alimentar do nosso país e do nosso planeta.
Por Leonardo César – Redação MundoCoop