A ICA Coop conversa com Violetta Nafpaktiti, diretora administrativa da DotCoop LLC, que fornece o domínio .coop e Coop Marque para milhares de cooperativas em todo o mundo.
Que papel você vê para a marca em expressar e promover a identidade cooperativa?
A Coop Marque foi criada exclusivamente para cooperativas, para mostrar a unidade entre as cooperativas. A marca e o domínio de internet .coop são ativos de marca valiosos para cooperativas de todas as formas e tamanhos, de todas as partes do mundo.
Até que ponto isso foi alcançado? Quantas cooperativas usam a marca e o domínio .coop?
Existem mais de 3.500 registros da marca hoje. Existem mais de 8.500 nomes de domínio .coop registrados por cooperativas em mais de 100 países. A marca está disponível gratuitamente, por meio de um registro de nome de domínio .coop, e a oportunidade é grande para os usuários de nomes de domínio .coop existentes e futuros aproveitarem a capacidade da marca de distinguir visualmente uma organização.
As cooperativas devem usá-lo como uma certificação extra ou como seu logotipo principal?
Qualquer. Existem restrições para adotar a marca dentro de um logotipo ou usá-la em geral, e cada usuário registrado recebe os termos e condições, bem como um conjunto de diretrizes para uso adequado. Muitas cooperativas criaram seu logotipo exclusivo refletindo sua marca e adicionaram a marca como um logotipo de apoio, representando visualmente seu status de cooperativa. Cada cooperativa é um negócio em um ambiente altamente competitivo, que quer se destacar e atrair mais clientes; enquanto usar a marca em seu logotipo principal pode ser útil para algumas cooperativas, para o resto, usar a marca como um selo ou um crachá de pertencer a um movimento cooperativo mundial é ideal.
As cooperativas estão usando a marca de maneiras inovadoras?
Existem muitos exemplos de cooperativas pioneiras que adotaram a marca como um mecanismo de marca cooperativa global, ou que a adotaram como seu logotipo principal. Não gostaríamos de distinguir entre nossos maravilhosos apoiadores e clientes em todo o mundo. No entanto, mostramos todos os nossos usuários em identity . coop / stories / ou você pode explorar nosso diretório global em directory.coop
Os domínios marque e .coop podem dar às cooperativas uma vantagem competitiva?
As cooperativas são empresas e organizações confiáveis e favorecidas. Ser conhecido como uma cooperativa imediatamente os distingue entre as muitas organizações privadas que competem pelo mesmo negócio. A marca e o domínio .coop proporcionam o reconhecimento como cooperativa, elevando imediatamente o valor daquela organização.
Como foi o Congresso Cooperativo Mundial para você como relator (em uma sessão sobre branding)? Como as cooperativas devem medir o impacto de sua marca?
O Congresso foi uma experiência brilhante. Especialmente após dois anos de bloqueios sucessivos, ter a oportunidade de estar no mesmo espaço com cooperadores de todos os cantos do mundo, ouvir suas histórias e desafios e aprender com eles, foi uma oportunidade verdadeiramente inspiradora. Na sessão Examinando a identidade cooperativa através de uma marca cooperativa forte , vimos exemplos de um grupo diversificado de cooperativas e associações de cooperativas, usando .coop e a marca na construção de marcas fortes. Cada negócio, cooperativo ou não, terá suas próprias métricas para medir o impacto de sua marca – geralmente vinculada a indicadores-chave de desempenho.
No entanto, como todas as cooperativas compartilham uma identidade cooperativa comum e universal, elas podem efetivamente usar os sete princípios e valores cooperativos como métricas para o gerenciamento da marca. Por exemplo, o aumento de membros e também o envolvimento dos membros podem ser formas de uma cooperativa medir o impacto de sua marca ao longo do tempo – métricas que não estariam disponíveis para uma empresa privada. As cooperativas são negócios que colocam as pessoas, seus membros e clientes em primeiro lugar. Marcas de sucesso são aquelas cujas missões são reconhecidas e defendidas por seus próprios clientes e stakeholders. Portanto, quanto mais as cooperativas promoverem sua identidade cooperativa e mostrarem sua diferença como empresas com valores e princípios, mais forte será o impacto de sua marca. A maneira mais simples e eficaz de comunicar sua identidade cooperativa seria usando a marca e o .