Ao longo de quase duas décadas de existência, o cooperativismo mostrou a sua capacidade de promover igualdade, justiça social e dignidade para pessoas de todo o mundo. Seja nos primórdios do movimento, ou na atualidade, é fato que as cooperativas desempenham um papel essencial junto à sociedade. Neste momento de transformação, é chegada a hora de olhar para o futuro e para as possibilidades que se abrem. Como as cooperativas podem continuar esse trabalho? Como garantir que os valores e princípios continuem fortes na próxima centena de anos?
A importância desse olhar para o futuro foi tema do Global Innovation Co-op Summit, evento realizado em Paris entre os dias 25 e 25 de setembro, e que buscou mostrar como as cooperativas podem enfrentar os desafios globais, como mudanças climáticas, digitalização e a desigualdade.
Para entender um pouco sobre as mudanças que vem ocorrendo no mundo das cooperativas e como as lideranças do setor podem se preparar para o que vem a seguir, a MundoCoop conversou com Antonella Noya, Chefe da Unidade de Economia Social e Inovação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (em inglês, OECD). No encontro, realizado durante o evento em Paris, Noya compartilha um pouco de sua experiência e as perspectivas para o futuro.
Confira na íntegra!
MundoCoop: O setor cooperativo apresenta uma grande tendência mundial? Por que as agendas de economia social, empreendedorismo social e inovação social são tão importantes hoje em dia?
O setor cooperativo representa sem dúvida uma grande tendência global: os números estão aí para demonstrá-la; existem mais de 3 milhões de cooperativas em todo o mundo com 1 bilhão de membros e as 300 maiores cooperativas e mútuas respondem por um faturamento total de 2,18 trilhões de dólares, o que é mais do que o PIB do Canadá (1,99 trilhões de dólares) ou o PIB da Espanha (1,93 trilhões). (Estatísticas da OCDE, 2021).
A economia social, o empreendedorismo social e a inovação social são muito importantes hoje em dia, pois podem ajudar o governo a abordar suas prioridades políticas em termos de emprego, coesão social, sustentabilidade e podem desempenhar um papel essencial para uma transição justa.
MundoCoop: Como devemos promover a cooperação em todo o mundo? Como as cooperativas podem contribuir para este trabalho e para o futuro do setor?
Contar histórias é uma ferramenta importante e eficaz para promover o setor em todo o mundo. Mais de 12% da população mundial faz parte de uma cooperativa, mas quantas pessoas sabem disso? Aumentar a consciência sobre a importância que as cooperativas têm em nossa vida diária é uma forma de lançar luz e promover o setor.
Além disso, quantos jovens são atraídos pelo modelo cooperativo? As cooperativas precisam mostrar o que fazem e como o fazem e para atrair a juventude. Isto também garantirá potencialmente que a cooperativa terá um futuro como um setor
MundoCoop: Quais são as principais características que um líder de uma cooperativa deve ter?
As cooperativas existem para produzir um impacto social para todos os atores envolvidos nelas. Um líder de cooperativa é responsável perante todas essas partes interessadas e precisa de uma visão para equilibrar o curto prazo e os objetivos de longo prazo, de modo a garantir a sustentabilidade econômica e social da cooperativa. Os líderes da cooperativa devem ser movidos pela empatia, solidariedade, um verdadeiro desejo de melhorar a vida das pessoas e das comunidades.
MundoCoop: Você poderia citar algum modelo internacional de inovação social que pudesse ser implementado no Brasil?
Em todo o mundo estão surgindo ecossistemas para apoiar a inovação social em nível nacional e local. Portugal foi pioneiro com seu Portugal Inovação Social (portugal2020.pt) e outros países se seguiram, como por exemplo Itália, França e Espanha. Muito recentemente, a cidade de Paris lançou um fundo de inovação social. O Brasil costumava ser um laboratório de inovação social muito interessante. É hora de aproveitar o “cérebro coletivo” para liberar todo o potencial da inovação social para inspirar os formuladores de políticas e profissionais.
MundoCoop: Que conselho você daria aos futuros líderes de cooperativas?
Seja curioso, aprenda, viaje, troque, não tenha medo de falhar, envolva-se com os colegas, procure ter um grande impacto social e veja o que as cooperativas ao redor do mundo estão conseguindo para se inspirar!
Por Redação MundoCoop