O deputado federal Heitor Schuch (PSB) protocolou uma emenda para incluir cooperativas em linha de crédito do BNDES que prevê o repasse de R$ 1,4 bilhão para empresas atingidas pela enchente. Conforme o documento, o pedido “visa aproveitar a forte atuação das cooperativas de crédito para somar esforços no socorro às populações”. Hoje, Medidas Provisórias preveem apenas o repasse de recursos por meio do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A operacionalização do financiamento foi definida por duas Medidas Provisórias publicadas na quarta pelo governo federal, em reunião entre o presidente Lula e o governador Eduardo Leite. A linha de crédito tem como alvo empresários de vários portes e produtores rurais dos municípios em situação de calamidade pública da região, para auxílio na retomada de atividades econômicas e na manutenção de empregos.
Em visita de comitiva do governo federal à região nesta quinta-feira, 28, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social detalhou que o recurso será disponibilizado sem juros, com dois anos de carência e três anos para pagar. O valor é destinado a pequenos e médios negócios para garantia do emprego e da atividade econômica do Vale do Taquari.
Fonte: Grupo A Hora