Um dos pontos altos do 4º Fórum Integrativo Confebras, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, foi o lançamento da primeira etapa do projeto Confebras UNE – uma plataforma de soluções compartilhadas do cooperativismo financeiro que será construída a partir da Intercooperação.
O objetivo é contribuir para o crescimento das cooperativas de crédito singulares independentes, com a oferta de produtos e serviços a custos mais acessíveis, além de outros que serão oferecidos de forma gratuita, a maioria deles por agentes do próprio Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).E a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), que está à frente do projeto, irá atuar como agente de conexão entre as cooperativas e os sistemas. As primeiras beneficiadas serão cooperativas independentes mapeadas anteriormente, que fazem parte de um projeto-piloto iniciado em agosto, e, na segunda fase, prevista para 2024, a plataforma será aberta para as demais.
O que será oferecido na plataforma?
Serão ofertadas soluções de tecnologia, comunicação e marketing, core bancário, seguros, canal de atendimento, ouvidoria e muito mais. E o mapeamento das áreas contempladas e priorizadas veio de uma pesquisa promovida com representantes das independentes ainda no segundo semestre de 2023, com a participação de 62 cooperativas.
Grupo de Trabalho Confebras UNE
Todo o processo foi construído a partir do levantamento e de um trabalho conjunto feito com as independentes, contando com a participação de aliados estratégicos que compõem o GT Confebras UNE. O grupo de trabalho é formado por integrantes da equipe técnica da Confebras e, também, de outras instituições do cooperativismo e de sistemas de crédito cooperativo – Sicoob, Ailos, CrediSIS, Sistema OCB, Sicredi, FGCoop e Unicred.
Para o vice-presidente da Confebras, Luiz Lesse, esse é um passo importante para a integração, com respeito, ao mesmo tempo, às individualidades.
Vamos praticar a Intercooperação para o crescimento de todo o cooperativismo financeiro. E o projeto Confebras UNE, que propõe o compartilhamento de soluções no SNCC, vem justamente com essa proposta. A ideia é contribuir com o desenvolvimento das independentes e somar para maior ganho de escala e competitividade do nosso modelo de negócios como um todo”, ressalta.
Fonte: Confebras