O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, conquistou reconhecimento internacional no WYCUP – World Council Young Credit Union People, concurso realizado com o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e reconhecer projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. A premiação aconteceu no sábado (22), em Vancouver no Canadá, dentro da programação da Conferência Mundial do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), e agraciou o programa “Donas do Negócio”, desenvolvido de forma colaborativa na cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. Ariane Zen, uma das líderes da iniciativa, representou a cooperativa na cerimônia do WYCUP.
O Donas do Negócio visa estimular o empreendedorismo, o empoderamento e a qualificação das mulheres, agentes fundamentais na transformação socioeconômica do país. O programa é realizado em parceria com a International Finance Corporation (IFC) com o objetivo de potencializar o segmento de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e integrá-lo ao seu modelo de negócio de forma sustentável para atender as necessidades financeiras, técnicas, sociais e emocionais das empreendedoras.
“Esse reconhecimento no WYCUP é muito especial para todas as participantes do Donas do Negócio. A nossa proposta é que as mulheres sejam protagonistas da sua carreira, da empresa e da sua vida. Por meio do programa, elas fazem uma trilha de empreendedorismo em quatro pilares: informar, conectar, capacitar e inspirar. Ou seja, elas têm acesso a conteúdos do seu segmento, fortalecem o networking em eventos exclusivos, qualificam as suas habilidades e ainda compartilham e observam histórias de superação”, comemora Ariane Zen, gerente de relacionamento da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
Desde o lançamento da inciativa, há cerca de um ano, foram engajadas 375 empreendedoras em 45 rodadas de negócios e realizadas mais de 570 visitas a empresas, seis feiras voltadas ao empreendedorismo. Uma das beneficiadas foi Leila Almeida, dona do Ateliê das Unhas e associada da cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. “O programa tem me ajudado muito na parte financeira e mais burocrática da loja. Fiz conexões com mulheres maravilhosas e estou aprendendo muito no game de educação financeira, sobretudo a lidar com finanças na família, educação dos filhos e metas para alcançar sonhos”, ressalta.
O Donas do Negócio conta com uma plataforma digital donasdonegociosicredi.com.br, com informações atualizadas sobre temas diversos como cenário econômico, carreira, liderança feminina, inovação e gestão de negócios. Na plataforma digital, também consta um game interativo de educação financeira para melhoria de habilidades e dos conhecimentos das mulheres. Até o momento, foram registrados mais de 31,6 mil acessos.
Abertura da Conferência
Já no domingo (23), ocorreu a cerimônia de abertura oficial da Conferência Mundial do WOCCU, com mais de três mil profissionais de cooperativas de crédito de 60 países. Este foi o momento que marcou oficialmente o início do evento e demostrou mais uma vez a pluralidade das cooperativas de diferentes partes do mundo.
Nesta segunda, 24, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, e Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, representam o Sicredi na Assembleia Geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, momento em que os líderes do WOCCU se reúnem para tomar decisões conjuntas. A Conferência Mundial do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), acontece até 26 de julho, em Vancouver, no Canadá.
“Participar da Conferência Mundial do WOCCU e ver cases do Sicredi sendo apresentados por representantes das nossas entidades, especialmente nas temáticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade, mostra que estamos na direção certa. As cooperativas de crédito são um forte elemento da economia, sendo responsáveis por gerar impacto positivo na sociedade por meio de conexões humanas. Neste evento temos oportunidade de conhecer diferentes realidades cooperativas e debater a respeito dos nossos desafios atuais e do futuro, juntando forças para ampliar ainda mais a nossa relevância na sociedade ao redor do mundo”, afirma César Bochi.
Fonte: Imprensa Sicredi