A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, lançou na manhã desta quinta-feira (21) o Credi Turismo, linha de crédito voltada para micro e pequenos empreendedores do setor de turismo, que tenham interesse em atuar na cidade. A iniciativa é uma parceria com as cooperativas Sicredi Pioneira e Cresol, com aval do RS Garanti, que é uma Associação Garantidora de Crédito. O lançamento faz parte das atividades previstas para a Semana Municipal do Turismo. Com a iniciativa, foi aberto também um site para que interessados possam encontrar oportunidades de crédito junto às agências da cooperativas de crédito.
O crédito para os empreendedores é de valores que chegam a até R$ 200 mil, com prazo de pagamento de até 120 meses e carência de 12 meses. O Sebrae RS também é parceiro da iniciativa e oferece capacitações para os empresários.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Ricardo Daneluz, a expectativa é de que haja uma boa adesão de empresários interessados no crédito pela taxa de juros atrativa e acesso pouco burocrático. Conforme o secretário, a iniciativa é uma forma de mostrar que Caxias pretende incentivar o crescimento no turismo.
— A intenção é fortalecer e fomentar as possibilidades para que os empreendedores do trade turístico possam investir nos negócios, por meio de um juro acessível. Vai ser importante a questão da qualificação de quem pretende fazer investimentos. Temos percebido cada dia mais movimentos de pessoas investindo em turismo, tanto pequenos como médios negócios e Caxias do Sul têm muitos negócios de qualidade. Com essa novidade, as empresas vão poder ampliar os negócios a partir desse crédito — afirma Daneluz.
Em conversa com a reportagem, o gerente de relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel Hillebrand, afirmou que a expectativa da linha de crédito é estimular o empreendedorismo no turismo da cidade, pelo potencial de crescimento.
— Por ter uma grande população, que já promove o turismo interno, mas também considerando o estimulo para os turistas de outras cidades e regiões virem conhecer os diferencias de Caxias do Sul, seja pela história, pela cultura, pela gastronomia, pelo comércio, pelas experiências, pelo turismo de negócios. Vamos contribuir com o crescimento do turismo estimulando a formalização e a criação de microempresas que poderão ser mais assistidas tanto com o crédito, quanto com a consultoria do Sebrae, iniciativa prevista no programa Credi Turismo Caxias, para desenvolver o produto turístico assim como a estruturação da gestão para quem está iniciando — exemplifica Hillebrand.
Ainda de acordo com o gerente, a construção da linha de crédito em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a RS Garanti, ocorreu de maneira rápida. A iniciativa foi idealizada e posta em prática em cerca de um mês. A agilidade, conforme Hillebrand, ocorre devido às cooperativas de crédito estarem próximas aos associados e comunidades, conseguindo atuar de forma ágil junto aos parceiros.
A assinatura do termo de criação do Credi Turismo ocorreu no restaurante do Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva, durante a realização da segunda edição do Café com Turismo, iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo para reunir o trade em um encontro de networking e debate de temas relevantes da atividade.
Para ter adesão ao crédito, os interessados que ainda não são associados devem abrir contas corrente nas cooperativas parceiras. A novidade prevê um impulso econômico no município, além de contribuir com a geração de empregos e fortalecimento de negócios locais.
As entidades parceiras também estiveram presentes ao evento de lançamento, nesta quinta. A Cresol foi representada pelo gerente regional Gustavo Gayer; a Sicredi Pioneira, pelo diretor de operações Eduardo Spier; a RS Garanti, pelo diretor executivo Marcelo de Lima; e o Sebrae RS, pelo gerente regional Gustavo Rech. Representantes de organizações que integram o Conselho Municipal de Turismo e do trade turístico também participaram.
O encontro também foi marcado pelo lançamento da campanha Conheça Caxias, que objetiva instigar a população local e os turistas a conhecer a pluralidade de atrativos turísticos da cidade. A estratégia contempla a veiculação de material, apresentando um QRCode em redes sociais, busdoor, outdoor, flyers adesivos e banners. A ferramenta direciona o contato para o site Curta Caxias, onde as pessoas encontrarão todo o conteúdo desenvolvido pela secretaria.
Fonte: Gaúcha ZH