O Sistema OCB/GO e a Prefeitura de Goiânia avançaram nesta terça-feira (11/10) na negociação que vai garantir maior acesso do setor produtivo goiano a financiamentos e empréstimos. A parceria abrange a Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás) e cooperativas de crédito e prevê a criação de um fundo próprio da Prefeitura, que será aplicado em créditos aos pequenos empreendedores na capital, podendo chegar a até R$ 100 milhões.
O assunto foi tratado na reunião dos representantes do Fórum das Entidades Empresariais (FEE) com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e seus auxiliares, na sede do Sistema OCB/GO. As tratativas começaram em junho deste ano, quando a entidade do cooperativismo goiano apresentou a proposta e o prefeito determinou aos secretários municipais Silvio Sousa (Desenvolvimento Econômico) e Vinícius Henrique Alves (Finanças) estudos sobre a sua viabilidade.
O prefeito Rogério Cruz afirmou que o estudo avalia a possibilidade do Paço realizar o investimento de R$ 10 milhões para constituir o fundo garantidor de crédito. “Essa ideia dá condições de trazer benefícios aos cidadãos, de modo a gerar renda e impulsionar a economia da cidade”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Souza, afirmou que o programa deve entrar em funcionamento em 2023. “Estamos finalizando a minuta do projeto de lei. Se validado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), o prefeito Rogério Cruz fará o encaminhamento ainda neste ano para a Câmara de Goiânia. Vamos atuar para que seja aprovado até o fim do ano, de modo que, a partir de 2023, já tenhamos condições legais de fazer esses aportes no GarantiGoiás e colocar o programa à disposição do empreendedor goiano”, frisou.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirmou que a criação do fundo garantidor de crédito representa a solução para os pequenos empresários que não têm acesso ao crédito. “Com esses recursos, mais renda e empregos serão gerados e toda a cidade ganha”, disse. O dirigente avaliou como positiva as reuniões do FEE com o prefeito. “É muito importante e produtivo expor ao chefe do Executivo municipal os problemas que a cidade enfrenta, de forma direta, e também receber diretamente do prefeito as informações sobre o que pode ser feito e o que já está sendo realizado para solucioná-los”, frisou.
Avenida H
Para a solução dos alagamentos do Viaduto da Avenida H foi apresentado pelo secretário municipal da Infraestrutura, Everton Schmaltz, o trabalho preventivo de limpeza das galerias de águas pluviais realizado na região e que contou com o emprego de um robô, operado por uma empresa especializada, capaz de identificar com exatidão onde estão os gargalos do escoamento. “Identificamos que a vazão, que antes era de apenas 35%, passou para 100%”, informou.
Everton Schmaltz acredita que o trabalho realizado impedirá que novos alagamentos aconteçam no viaduto da Avenida H e em outros pontos críticos da cidade, mas também disse que serão feitos investimentos na aquisição de válvulas para dar maior segurança à população. “A válvula é uma solução porque funciona como uma retenção do fluxo de água da chuva. Vamos adquirir essa ferramenta para ser utilizada no controle do fluxo de água como prioridade para sanar esse problema de alagamento de pontos da cidade, como esse da Jamel Cecílio”, prometeu.
Fonte: Sistema OCB/GO