Segundo a pesquisa realizada pela Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos, com 19 mil pessoas de 10 países diferentes, 40% dos consumidores optam por eletrodomésticos com baixo consumo energético e 35% escolhem os que produzem a menor pegada de carbono. Os números demonstram a preocupação ambiental dos consumidores, requerendo a mesma preocupação por parte das organizações. A norma ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, auxilia que as empresas priorizem a satisfação dos clientes, além de possuir requisitos para implementação de práticas sustentáveis.
A pesquisa também apontou que mais que consumir produtos, as pessoas querem ter conhecimento da sua contribuição para práticas ambientais e sociais ao fazer uma compra e, a adoção de diretrizes ESG – Environmental, social, and corporate governance, em português, ambiental, social e governança – é mais valorizada pelos brasileiros, com 30% declarando-se atentos às mudanças climáticas e 21% a temas de desigualdade social.
A ISO 9001 permite melhorar, continuamente, o desempenho da empresa, pois incorpora o ciclo PDCA (Plan, Do, Check Act) – planejar, fazer, checar e agir, em português – conseguindo identificar pontos fracos dentro de uma organização, traçando planos para os melhorar.
Uma organização certificada pela ISO 9001 está um passo à frente para o ESG. “A organização dos processos resultado da implementação da norma, junto com as auditorias anuais para comprovação da integridade do sistema de gestão, proporciona uma base sólida que permite revisar práticas já existentes, traçar metas e criar um conselho ESG”, pontua Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de atuação internacional.
Para iniciar um processo de implementação da ISO 9001, a organização deve realizar o diagnóstico da situação atual, levando em consideração os requisitos da norma, e elaborar um plano de ação, que envolve treinamentos para os seus colaboradores, acompanhamento periódico e sistemático para a avaliação da evolução da implementação da norma, realização de auditorias internas e ações, quando necessárias, para a correção de rota.
Após a implementação, a organização deve contatar um organismo certificador para a realização da auditoria de concessão da certificação. Esta auditoria dá origem a um relatório que pode, ou não, conter não conformidades, ou seja, desvios aos requisitos da norma. Caso existam não conformidades a organização tem de apresentar um plano de ações corretivas no sentido de eliminar as causas dessas não conformidade e evitar a sua reocorrência. Depois do organismo certificador validar este plano, será concedida a certificação – que todos os anos a certificadora realizará auditorias para garantir a continuidade da conformidade.
Cerca de 18 mil empresas são certificadas no Brasil com a ISO 9001, segundo levantamento da International Organization for Standardization (ISO). “A certificação com essa norma não é obrigatória, mas em um mercado cada vez mais competitivo, sem dúvidas ela oferece vantagens visando a continuidade do negócio” explica Bertolini. Os benefícios internos mais relatados pós-implementação e certificação da norma, são a melhoria dos produtos e serviços prestados, um maior foco nos resultados, o acesso a novos clientes e mercados e a maior satisfação do cliente”, conclui.
Fonte: Asssessoria APCER Brasil