A edição 2022 do Concred trouxe várias novidades em sua programação. Uma delas é o Projeto Integração Juventude, que estreia, hoje (11/08), contando com duas turmas de jovens de escolas públicas do Recife, totalizando 1.000 participantes. A iniciativa é uma forma de inserir a juventude no cooperativismo, trabalhando a educação e apresentando oportunidades de atuação no mundo do trabalho cooperativista para as novas gerações.
A mobilização do público foi realizada pela Sicredi Pernambucred e pela instituição Fé e Alegria, que, no Recife, trabalha com o programa Aprendiz Cooperativo. O custeio do transporte para os estudantes foi viabilizado pelo Sescoop/PE, em um investimento de R$ 40 mil.
A Sicredi Pernambucred, responsável pela mobilização de 850 jovens das escolas Sizenando Silveira e João Bezerra, que são instituições de referência no Ensino Médio, acredita ser fundamental o trabalho com a juventude para o futuro do cooperativismo. “Essa oportunidade é muito importante para levar o conhecimento a esse público e promover o cooperativismo. Precisamos pensar a perenidade do nosso modelo de negócios, adequar a linguagem, atrair e fidelizar, cada vez mais, essa população”, frisou Karina Lira, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Pernambucred. As instituições foram mobilizadas pela rede de parceiros através dos quais são viabilizados os processos do fundo social da cooperativa.
A estreia do Projeto Integração Juventude não poderia acontecer em data mais oportuna. Hoje, Dia do Estudante, os alunos tiveram a oportunidade de experenciar uma vivência diferente. “Para eles, é difícil ter uma oportunidade como essa. Eles adoraram e já estão aproveitando. Estávamos buscando proporcionar uma atividade diferente para eles, neste dia especial, e o Concred foi perfeito porque está alinhado com o que queremos passar para os jovens. Desde o primeiro ano, a gente fala sobre projeto de vida, objetivos e experiências que eles podem levar para sempre em sua vida profissional”, afirmou Márcia Nogueira, gestora da Escola Sizenando Silveira.
A opinião é também partilhada pela professora da escola, Lara Assunção. “Essa oportunidade é muito importante porque incentiva o jovem a conhecer outros espaços e já ter uma visão de futuro, algo que eles precisam muito, e o Concred está ajudando nesse processo”, concluiu.
Para Anderson Rodrigues, aluno do terceiro ano do Ensino Médio da instituição, a experiência foi proveitosa. “O evento em si foi maravilhoso. Desde a estrutura até às pessoas que foram convidadas. A ambientação criada com as músicas, a interação com o público. Com certeza foi muito marcante! Eu, pessoalmente, me senti bem tocado com a história da Lara Vieira, uma das palestrantes que tem uma história parecida com a minha, com a vivência que ela teve na escola, família etc. Me senti bem feliz ao conhecer outras pessoas com histórias como a minha. Saí do evento mais motivado a buscar outras inspirações para construir meu futuro – e se tudo der certo – construir um mundo melhor”, finalizou o jovem.
A movimentação da Arena 5.0 chamou a atenção dos participantes da plenária
“Eu achei o quantitativo de mil jovens, nesse evento, algo fora do comum. Juntar mil jovens é em um único espaço é importantíssimo para o nosso segmento. O cooperativismo tem que ter sucessores e, para isso, precisamos investir na base. Espero que esses jovens aqui aprendam e tenham gosto pelo movimento”, afirmou o presidente do Sistema Ocese, João Teles, que tem implementado projeto com a juventude em Sergipe por meio de parceria com a Sicredi Aracaju. No Concred, o estado conta com delegação composta por 12 jovens.
Desde o início do planejamento do Concred, o Sistema OCB/PE integrou o comitê responsável pela organização, entendendo a relevância do evento para o cooperativismo do estado. Nesse cenário, a juventude cooperativista não poderia ficar de fora. Assim, o Sescoop/PE decidiu apoiar integralmente a iniciativa com os custos de mobilização e logística para viabilizar a chegada dos jovens ao Concred. “Consideramos que essa experiência vai agregar bastante pelo conhecimento de alguns aspectos da economia compartilhada e organizada através do cooperativismo. Eles saem da Arena entendendo que há novas possibilidades de futuro, que podem ser alcançadas a partir da cooperação com inovação”, afirmou o gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Adriano Fassini. A programação do Projeto Integração Juventude segue também amanhã (12/08), último dia do evento.
A MundoCoop é Mídia Oficial do evento!
Fonte: Jornalista Vanessa Souza – Sistema OCB/PE