A gerente regional da Cresol Conexão, Joyce Wagner, falou sobre planejamento financeiro para realizar metas em 2024. Em entrevista ao Costa Oeste News nesta terça-feira (16), ela também destacou o desafio de assumir um novo projeto na cooperativa.
“Agora dia 20 de janeiro, faço 3 anos de cooperativa Cresol. São 3 anos que o meu sangue é laranja com muito amor e com muito orgulho”, contou Joyce. Ela assume a gerência regional da Cresol Conexão.
Para Joyce, o planejamento financeiro é fundamental para alcançar metas em qualquer área da vida. “Meta é uma coisa boa, você sai do ponto A para o ponto B com metas”, afirmou. Ela destacou que o primeiro passo para um planejamento financeiro eficaz é saber o que aconteceu em 2023.
“Planilhar as coisas, anotar, fazer uma lista dos seus custos, é o primeiro passo que você faz para você mudar de situação financeira”, explicou.
O segundo passo, segundo Joyce, é criar uma reserva de emergência. “Todo mundo vai passar por algum perrengue, é um pneu furado, um dente que dói, é o gás que acaba, é algum perrengue que a gente passa durante o mês”, disse. “Reserva de emergência é exatamente para isso.”
Para ajudar as pessoas a colocarem o planejamento financeiro em prática, a Cresol Conexão oferece a consultoria dos colaboradores. “Nós temos todos os nossos colaboradores da agência dispostos a ser consultor do nosso cooperado”, afirmou Joyce. “Quem também não é cooperado, nos procure. A gente faz uma tabela simples, nós sentamos e conversamos com o nosso cooperado, para que ele entenda a real situação.”
Ela destacou que a falta de educação financeira pode levar a problemas como o endividamento. “Quando nós falamos sobre bolsa de valores, a gente vê que todo mundo é muito cabreiro sobre isso”, disse. “Então nós brasileiros, ainda não estudamos sobre bolsa de valores, a nossa B3. Se olharmos também para países desenvolvidos, a gente vai ver que a bolsa de valores nesses países é bem fomentada.”
Para Joyce, a educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Nós deveríamos ter educação financeira que é também um dos pilares que a cooperativa vem buscando em todas as escolas, mas deveríamos ter nas escolas também como estudo normal”, concluiu.
Fonte: Costa Oeste News