O comércio eletrônico vive seus dias de glória há alguns anos, e as expectativas para esse setor são cada vez mais positivas. Desde 2020, esse mercado se viu impulsionado pela pandemia e o isolamento social; e nunca mais deixou de ser o número um no ranking do que mais cresce no setor comercial.
Segundo um balanço feito pelo CupomValido, o país é o líder de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano passado. A expectativa é fechar de 2022 a 2025 com 20,73% ao ano. O Brasil compete no setor com a Argentina (20.6%), Turquia (20.4%), Rússia (18,7%), Índia (18.4%), África do Sul (17,1%) e México (16,8%).
Segundo o levantamento, a expectativa de crescimento no Brasil é quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e se sobrepõe a países como o Japão (14,7%), os Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%), conforme publicação do portal E-Commerce Brasil.
Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria, conta que o futuro das vendas on-line no país é um dos mais promissores do mundo, com todo um potencial a ser explorado, sobretudo no pós-pandemia. “A comodidade que a internet traz em nossa rotina faz com que as vendas on-line cresçam cada vez mais. Só em 2021, o Brasil teve 79,8 milhões de consumidores no comércio eletrônico. A estimativa para 2022 é de que esse número chegue a 83,7 milhões de compradores. Mais de 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra pela web na pandemia, e esse público só tende a aumentar, o que traz ainda mais solidez para a tendência de alta do comércio eletrônico”, conclui Darolt.
Mercado em alta, mais exigências
Apesar do mercado do comércio eletrônico estar em alta, a sua exigência aumentou. Portanto os empreendedores que desejam se dar bem nesse setor precisam se profissionalizar cada vez mais. Entre os principais cuidados no processo de venda, está o envio com mais segurança.
Éder Medeiros, Diretor do Melhor Envio, dá algumas dicas para enviar os produtos da melhor maneira.
- A embalagem deve ser do tamanho do produto: Para evitar que ele se danifique, que o frete fique mais caro.
- Avalie o tipo do produto que será enviado. Eles são classificados entre:
- Frágeis: Para evitar danos, eles devem ser envolvidos em plástico bolha, e os espaços vazios da caixa devem ser preenchidos com bolas de papel, sacos de ar ou isopor. E lembre-se de sinalizar na embalagem que o objeto é frágil.
- Pontiagudos ou cortantes: alguns objetos têm pontas finas ou cortantes que podem danificar a embalagem ou mesmo causar acidentes. Por isso, eles devem ser envolvidos em plástico bolha ou material similar, reforçando as regiões mais pontiagudas.
- Redondos ou cilíndricos: Use caixas quadradas. Você pode optar por utilizar duas embalagens, uma interna no formato do seu produto, e uma externa, no padrão das transportadoras.
- Líquidos e grãos: Uma boa medida é envolvê-lo em algumas camadas de plástico filme e fita adesiva para vedar bem.
- Verifique todas as informações necessárias que a empresa pede para enviar o produto.
- Existem dois tipos de fretes: o expresso e o econômico. Os primeiros são mais rápidos e caros. Já os segundos mais baratos e demorados.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop