O cooperativismo de crédito tem se tornado, cada vez mais, uma opção viável, segura e financeiramente rentável para os brasileiros que buscam uma alternativa ao sistema financeiro convencional, os bancos.
Atualmente o país conta com 763 cooperativas de crédito, que juntas englobam mais de 13,9 milhões de cooperados e geram 89 mil empregos diretos, refletindo em mais qualidade de vida e desenvolvimento para as regiões em que estão localizadas.
Em Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema, o sistema tem grande expressividade, somente de 2016 a 2022, o número de cooperados triplicou nessas praças, passando de 23.102 há cinco anos, para 73.873, em 2022. Mas ao que se deve este aumento significativo no número de cooperados?
Além das taxas de juros de empréstimos e financiamentos reduzidas, rendimentos de aplicações financeiras compatíveis ou superiores aos de mercado, serviços similares ao dos bancos, processo democrático e rápido na tomada de decisões, e a segurança nos investimentos, Lúcio Scheuer, diretor-comercial da cooperativa de crédito Uniprime Pioneira, aposta no atendimento oferecido pelas instituições, para justificar a escalada exponencial do número de novos associados ao sistema.
“As pessoas ainda gostam do atendimento pessoal e as cooperativas de crédito fazem isso muito bem. Além de todo o ferramental eletrônico para quem gosta, mas ainda dão esse atendimento, o que tem agradado bastante, e é por isso que cresce tanto o cooperativismo de crédito”.
Há 1 ano e 6 meses em Santa Catarina, a Uniprime Pioneira é uma das cooperativas de crédito que tem acompanhado o crescimento do setor, em menos de dois anos, abriu novas fronteiras com a inauguração de quatro agências em importantes cidades: duas delas no estado catarinense, em Florianópolis e Balneário Camboriú, e em Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Agências com o conceito prime, totalmente condizentes com o perfil das demais 10 agências da cooperativa localizadas no Paraná e Mato Grosso do Sul. Expansão que terá continuidade também em 2023.
“Abriremos mais duas agências já no primeiro semestre, uma em Toledo, no Paraná, e outra em Dourados, no Mato Grosso do Sul (MS). E para o segundo semestre nossa ideia é abrir mais uma agência no MS”, conta.
Além da expansão territorial da cooperativa de crédito, a Uniprime Pioneira apresentou crescimento em todos os seus fundamentos no exercício de 2022.
“Foi um ótimo ano para nós, em resultados financeiros, ativos totais, carteira de crédito, carteira de captação com incremento expressivo, e os produtos e serviços também. Mas uma questão que queremos destacar bastante no ano de 2022 foi o crescimento na quantidade de cooperados. Fizemos um forte trabalho nas nossas agências mais antigas e as duas agências novas que nós inauguramos também colaboraram para com isso. Crescemos mais de 20% em nossa quantidade de cooperados. Fechamos o ano com 11.302 cooperados até o dia 30 de dezembro”, complementa.
O cooperativismo cresce a passos largos no Brasil, tornando-se uma opção viável e sustentável de crescimento mútuo.
Fonte: Economia SC