O cooperativismo de crédito não para de crescer no Brasil. São 847 cooperativas, somando mais de 11,9 milhões de associados. Mais de 50% dos municípios já contam com esse tipo de sistema. A região Sul lidera o ranking, com índice de presença de 94%. Depois dela, destaque para as regiões Centro Oeste (63,8%), Sudeste (61,9%), Nordeste (11,5%) e Norte (2,6%), de acordo com os dados do Banco Central.
Para atender todos os cooperados e oferecer um atendimento de qualidade, as cooperativas têm utilizado sistemas de inteligência artificial. Um dos softwares mais utilizados é o Chatbot – que simula a conversação humana. Ele é desenvolvido por startups especializadas neste mercado. No Brasil, diversas empresas realizam esse trabalho, oferecendo soluções que estão rapidamente sendo implementadas pelas cooperativas, com resultados já mensuráveis.
Hoje, os chatbots já impactam mais de 7 milhões de cooperados em todo o Brasil, com novas cooperativas abraçando essa tecnologia nos últimos meses. Segundo Rafael Souza, CEO da Ubots – uma das startups que oferece a ferramenta – o setor tem a capacidade de expandir ainda mais os seus negócios, uma vez que o chatbot otimiza múltiplos processos.
“A plataforma conversacional foi desenvolvida para todos os tipos de relacionamento: humano, digital ou híbrido, por meio de aplicativos, como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Webchat, Teams, Email e Appchat. Com ela, as cooperativas, bancos e financeiras aumentam as vendas, ganham agilidade no atendimento, redução de custos e maior satisfação dos cooperados”, explica Souza.
Fonte:Agência Noar, com adaptação da MundoCoop