A Cooperativa de Crédito Únilos anuncia que em 2023 segue como signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina – maior movimento voluntário do país em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU. Com 25 anos de atuação na região Metropolitana da Grande Florianópolis, a cooperativa comemora os resultados positivos obtidos por meio de ações sociais e ambientais, revelando o interesse de reforçar ainda mais sua participação no contexto das comunidades onde está inserida.
Um Cooperado, Uma Árvore; Um Pix, Uma Árvore, são ações ambientais da Únilos que até o final de 2022 promoveram a doação de mais de 17 mil árvores nativas, em parceria com a iniciativa pública em Florianópolis, São José e Palhoça que realizou a plantação. A diretora executiva da Cooperativa, Delbora Machado, revela que a meta para 2023 é alcançar 25 mil árvores, destacando que essa e outras ações pautadas nos princípios cooperativistas evidenciam o alinhamento natural da instituição com os 17 objetivos da ONU.
“Como cooperativa, estamos em constante busca por transformar o mundo em um lugar melhor para todos, enaltecendo princípios e valores como cooperação, inclusão e solidariedade como forma de transformar o ambiente socioeconômico. Nesse sentido, os muitos objetivos comuns proporcionam essa forte sintonia entre as ODS e as ações da instituição”, explica.
Além do benefício direto ao meio ambiente, Delbora Machado destaca a facilidade de execução e o potencial positivo para relacionamento que garantiram a permanência das ações com o Pix. Segundo ela, a partir de uma solução do mercado financeiro utilizada por milhões de pessoas, no universo de seus 20 mil cooperados a Únilos transforma esse item digital em algo real.
Ações sociais consolidadas
Depois de duas décadas e meia fornecendo soluções e produtos financeiros diferenciados à população, a tradicional cooperativa de crédito da Grande Florianópolis vem se destacando também pelo compromisso com as causas sociais. Por meio da educação, do esporte e da solidariedade, a Únilos está transformando a vida de centenas de famílias na região onde atua. E a boa notícia é que os projetos que tiveram apoio em 2022 já estão confirmados também para este ano.
Um deles é o projeto Prototipando a Quebrada, que já beneficiou mais de 200 jovens e impactou mais de 540 famílias por meio da educação. Os recursos investidos pela Únilos foram empregados na formação de jovens periféricos, ajudando a ingressar no mercado de trabalho. Também foi disponibilizado aos alunos o curso on-line e gratuito Imersão Tech.
Se o esporte transforma, o surfe, em especial, vem transformando ainda mais a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na capital catarinense. Com o apoio da cooperativa, a Associação Surf Sem Fronteiras promove a interação social e esportiva dessas pessoas, proporcionando a todos a oportunidade de exercer seus direitos de cidadão em espaços de praia. Para se ter uma ideia do sucesso, em 2022 o projeto contou com a participação total de mais de 1.600 pessoas entre alunos e voluntários.
Vale destacar ainda a parceria com o Instituto Pró Autismo Floripa. O apoio da Únilos visa fortalecer o trabalho de desenvolvimento social e psicomotor em crianças com Transtorno do Espectro Autista, gerando assim mais autonomia e qualidade de vida. Por meio de terapias aquáticas, sensoriais e com pets, entre outros, o projeto atende por mês mais de 750 crianças, adolescentes e seus familiares. Em 2022 foram realizados mais de 5.800 atendimentos.
Selo Social Palhoça 2023
Outra novidade anunciada para 2023 é que a Únilos ampliou sua participação no programa Selo Social Palhoça. Além da condição de participante, assumida em 2022, na edição deste ano a cooperativa de crédito é um dos patrocinadores. Com o tema “Integrando e Reconhecendo”, a iniciativa de âmbito municipal pretende mobilizar os setores público, privado e sociedade civil em torno de projetos sociais alinhados às metas da Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.
Com o patrocínio do programa, a cooperativa espera contribuir de maneira mais eficiente e estruturada para o desenvolvimento local, reforçando também a cultura cooperativista e a marca Únilos perante a sociedade. “Temos um compromisso com o coletivo, pois essa é a essência do cooperativismo. Promover o desenvolvimento das comunidades onde atuamos é realmente importante e tem influência direta em nossas ações e estratégias de gestão”, afirma a diretora Delbora Machado.
Fonte: Imprensa Únilos/Estrutura de Comunicação