O Sicredi chegou à marca de 230.857 associados na região Nordeste em julho deste ano, registrando um crescimento de 16% – o que representa mais de 30 mil novos associados – ao longo dos últimos 12 meses. O aumento acompanha a expansão da instituição financeira cooperativa no Nordeste e reforça a relevância do cooperativismo na região.
Os estados com o maior número de associados são a Paraíba (62,5 mil), Pernambuco (54,2 mil) e Ceará (36,9 mil). A cooperativa registrou crescimento na quantidade de associados em todos os estados da região no último ano.
Para Cristiane Cavalcanti, assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Nordeste, os números reforçam um aumento da capilaridade do cooperativismo na região.
“O Sicredi tem desempenhado um papel fundamental na inclusão financeira da população brasileira, sobretudo na região Nordeste, onde ainda há muitas pessoas que não têm acesso aos serviços bancários tradicionais. Como agente de transformação, o Sicredi tem contribuído para a bancarização da população e para a inclusão financeira, oferecendo soluções financeiras e incentivando hábitos financeiros saudáveis”, comenta.
Expansão pelo País
Em 2022, o Sicredi passou a atuar em todas as unidades federativas do Brasil, completando o mapa nacional com a chegada ao estado de Roraima (RR). Atualmente, as mais de 2,5 mil agências estão distribuídas em 1,8 mil cidades e, em mais de 200 municípios brasileiros, é a única instituição financeira fisicamente presente. No ano passado, foram abertas mais de 200 agências em todo o Brasil. Em 2023, a projeção é abrir cerca de 320 novos pontos de atendimento.
“Nos últimos anos, crescemos de forma consistente e sustentável, com alto nível de satisfação dos nossos associados, que prezam por um relacionamento próximo, e gerando impacto positivo nas regiões onde estamos presentes”, afirma César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.
Fonte: Imprensa Sicredi