É nítido que a pandemia do coronavírus acelerou a necessidade das empresas abraçarem a transformação digital em seus negócios. De acordo com a pesquisa Global da Mckinsey 8 entre 10 companhias estão direcionando seus esforços para abraçar a transformação digital em seus negócios. Com isso, a busca por novas tecnologias como as aplicações de Inteligência Artificial cresceu consideravelmente e com o metaverso não tem sido diferente.
Segundo a Boston Consulting Group (BCG), o metaverso deve movimentar cerca de U$ 400 bilhões até 2025. Confirmando a estimativa, o relatório da empresa de consultoria em tecnologia, Gartner apontou que até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, social e/ou entretenimento. Em escala mundial, a instituição estima que até 2026, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para a tecnologia.
Considerando este cenário cada vez mais digital, as organizações começaram uma verdadeira corrida para se inserirem no metaverso que, de acordo com dados de institutos de pesquisas, já tem conquistado milhões de brasileiros. Segundo último levantamento feito pelo Kantar Ibope Media, 5 milhões de brasileiros já estão no metaverso, seja comprando em lojas ou participando de algum evento, salas de aula e até mesmo trabalhando em escritórios virtuais.
Após o Sicoob Metropolitano se tornar a primeira cooperativa a realizar sua AGO através do metaverso, o Sicoob Mantiqueira se juntou a esse universo neste mês, com sua Asssembleia Geral Ordinária totalmente virtual, através do Sicoob Moob e batendo novamente o recorde de participação com mais de 1 mil cooperados nos eventos, o que mostra a assertividade na escolha da ferramenta.
O destaque desses eventos foi a pioneira transmissão ao vivo no ambiente de Metaverso da Cooperativa, que foi construído de forma personalizada para refletir os diversos ambientes e áreas da cooperativa.
Esse espaço no Metaverso é uma iniciativa do Comitê de Inovação do Sicoob Mantiqueira, que atua na busca de novas tecnologias para melhorar os produtos, serviços, processos e a experiência dos cooperados, e é composto por representantes do Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Colaboradores da Unidade Administrativa.
Durante os testes realizados nas transmissões assembleares, participaram 50 voluntários, que após os eventos também puderam interagir uns com os outros de forma descontraída, visitando todos os ambientes virtuais personalizados, que incluem salas interativas preparadas para receber visitantes e converter as possibilidades oferecidas pelo ambiente em ações voltadas a disseminação do cooperativismo, educação financeira, apresentação dos diversos produtos e serviços, realização de reuniões, treinamentos, negociações e transmissões multimídia com filmes e documentários sobre o Sicoob e o Cooperativismo de forma geral.
Para o Sicoob Mantiqueira até aqui, a experiência com o metaverso tem sido muito positiva, e a instituição pretende continuar explorando as oportunidades para inovar e reforçar a sua posição de destaque no cooperativismo, mostrando que está atenta às mudanças do mundo moderno, buscando sempre se atualizar para oferecer serviços de qualidade, melhorando a experiência de seus cooperados.
Fonte: Imprensa Sicoob Mantiqueira/Portal Administradores