A Adesão Inteligente Sicoob (AIS), um sistema de smart onboarding inaugurado pela cooperativa no final do ano passado, aumentou em 34% a quantidade de pedidos de aberturas de conta, que chegaram a 900 mil. O tempo médio da avaliação das propostas, por sua vez, caiu de 32 horas no início de 2021 para 2h10 ao final de 2022.
Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, afirma que a digitalização é a grande responsável pelo cooperativa ter atingido 7 milhões de cooperados em 2022. “Acreditamos que a presença massiva do Sicoob no ambiente digital atrelada à atuação dos nossos pontos de atendimento é essencial para continuarmos nosso crescimento sustentável”, completa o executivo
O Sicoob foi pioneiro no sistema cooperativista em se habilitar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) em 2022. Na prática, um ITP é responsável por iniciar o comando de um pagamento em outra instituição financeira, objetivando uma melhoria na experiência dos usuários nas movimentações financeiras entre diferentes instituições, gerando maior fluidez no processo de pagamento iniciado pelo aplicativo Sicoob.
O AIS é uma das ferramentas que o Sicoob implantou depois de disponibilizar o seu agregador de contas aos cooperados em maio de 2022. O usuário que tiver interesse em se associar e abrir uma conta no Sicoob poderá fazê-lo a partir do compartilhamento de dados de outras instituições financeiras. Segundo o Sicoob, é a primeira instituição financeira a ofertar esse tipo de serviço.
“Temos aprimorado e fortalecido as operações digitais com o objetivo de rentabilizar e fidelizar a base de novos entrantes que buscam, assim como os que entram por meio de um dos mais de 4 mil pontos de atendimento, produtos e serviços com taxas mais justas”, diz Reposse Junior.
“A presença massiva do Sicoob no ambiente digital atrelada à atuação dos nossos pontos de atendimento é essencial para continuarmos nosso crescimento sustentável. Além disso, com essa estrutura temos a possibilidade de atingir muito mais pessoas com as ideias do cooperativismo, levando-o, de fato, a todos os cantos do país”, completa o executivo. A institutição tem uma expectativa muito alta sobre o Open Finance como alavanca para o crescimento das cooperativas financeiras.
Fonte: Fintechs Brasil