Ferramenta indispensável para a evolução do mercado financeiro no Brasil, o Open Finance proporciona uma série de benefícios a bancos e financeiras que permite uma melhor oferta de crédito para o consumidor final. Entre as possibilidades estão o monitoramento e avaliação de perfil e comportamento financeiro, a visualização da renda total, renda comprometida, o que leva a uma melhor avaliação do risco de crédito e de fraude e ampliação do funil de crédito.
Com a integração dos dados compostos por histórico e perfil de consumo possibilitada pelo Open Finance, as empresas provedoras de crédito podem conhecer melhor seus clientes, permitindo criar serviços mais personalizados e que atendam às necessidades particulares dos consumidores.
Plataforma líder em APIs de Open Finance no Brasil, a Belvo oferece serviços de agregação e enriquecimento de dados a bancos e financeiras. Conectada a 90% das maiores instituições no país, além de reunir e facilitar o acesso a informações de pagamento dos usuários, a empresa também avalia qualitativamente esses dados, a fim de oferecer maior conhecimento sobre o comportamento dos consumidores.
Papel do Open Finance no crédito
O Open Finance dá às empresas financeiras a oportunidade de conhecer melhor o comportamento do usuário final enquanto comprador, devedor e pagador. O que amplia a segurança para as financeiras contra inadimplência e fraudes. De acordo com o Head de Estratégia e Risco de Crédito da Belvo, Aritz Amasene, as vantagens do Open Finance no mercado de crédito ao usuário final (cliente da instituição), são um maior leque para escolher onde solicitar o empréstimo, com diferentes possibilidades de pagamento e maior margem de negociação. “Alguém que foi recusado anteriormente num pedido de financiamento, por exemplo, agora com o Open Finance no crédito talvez seja aprovado. Porque o banco saberá exatamente quem você é, o que faz, o que compra, qual a sua probabilidade de pagar aquele financiamento. Todas as informações que ele precisa saber para confiar em você estão reunidas e ele pode até abaixar os juros se tiver certeza que você vai pagar corretamente”, afirma o executivo.
Outra vantagem do Open Finance para o crédito é o aumento de agilidade do processo, já que a integração total dos dados reduz a necessidade de apresentar alguns documentos fisicamente, como o comprovante de renda ou holerite. “Hoje em dia os clientes já podem fazer tudo isso digitalmente. A diferença com o Open Finance é que isso é feito de forma automatizada, sem a necessidade de encaminhar os documentos”, complementa.
Segundo Aritz, a aplicação do Open Finance no crédito ainda pode ser expandida. “Para funcionar, depende do usuário permitir o compartilhamento dos seus dados. Sem isso, nada acontece. O banco poderá entender qual é a necessidade do usuário e dizer ‘vimos que você tem usado muito o cheque especial, então talvez outra opção de crédito seja melhor, porque essa tem juros muito altos’. Ou ainda entrar em contato com não correntistas oferecendo condições melhores e mais baratas. As possibilidades são infinitas”.
Cases
A Belvo é uma plataforma de Open Finance que oferece serviços de agregação e enriquecimento de dados financeiros. Conectada a 90% das maiores instituições financeiras no país, além de reunir e facilitar o acesso dos bancos e outras instituições às informações financeiras dos consumidores, a empresa também avalia qualitativamente esses dados, a fim de oferecer maior conhecimento sobre o comportamento dos usuários finais.
Muitas empresas brasileiras já têm se beneficiado do Open Finance através da Belvo. Uma delas, a Blipay, foi criada a partir da possibilidade do Open Finance. Com objetivo de empoderar trabalhadores e evitar o endividamento provocado pelas ofertas tradicionais de crédito, a Blipay oferece adiantamento de salários para clientes dos maiores bancos nacionais, num processo que, por causa do Open Finance, leva menos de um minuto para ser concluído.
Outro exemplo é a EmpreX, que permite aos usuários quitarem empréstimos que correm com altas taxas de juros e substituir por empréstimos a valores mais acessíveis e usa o Open Finance para agilizar o processo e melhorar a avaliação de crédito.
Qual o futuro do Open Finance para o crédito?
Com a evolução da tecnologia e disseminação do conceito, o executivo não descarta uma integração global do sistema de Open Finance no crédito. “A Belvo está presente em outros lugares além do Brasil, mas, por enquanto, um sistema unificado globalmente ainda está distante devido às legislações, que são particulares de cada país. O primeiro passo é mostrar para os bancos e financeiras como tirar o maior proveito de toda essa informação nova, e é o que estamos fazendo aqui na Belvo”, conclui Amasene.
Fonte: Belvo