O Banco Central publicou o Relatório de Pesquisa em Economia e Finanças (RPEF) de 2022. Produzido pelo Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), o documento tem como propósito divulgar, para o público interno e para a sociedade em geral, as ações relacionadas à pesquisa em economia e finanças produzidas no BC.
O relatório mostra que a Série de Trabalhos para Discussão, principal meio de propagação das pesquisas feitas no BC, teve 11 trabalhos publicados no ano passado. Além disso, os servidores do BC publicaram 12 trabalhos em revistas acadêmicas, incluindo Journal of FinancialEconomics, Journal of Econometrics e Journal ofBanking and Finance.
Foram realizados 23 seminários (22 online e 1 presencial) com participação de servidores do BC, de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras e de outras instituições de pesquisa.
‘A pesquisa desenvolvida no Banco Central desempenha papel fundamental no cumprimento da missão institucional de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade. É com essa percepçã que o BC busca se consoidar como um centro de excelência em pesquisa em suas áreas afins’, disse Rodrigo Gonzalez, assessor sênior do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep) do Banco Central.
Ainda segundo ele, o Relatório de Pesquisa em Economia e Finanças (RPEF) dá transparência à sociedade sobre as iniciativas de pesquisa realizadas no âmbito do BC.
Aderência à agenda de pesquisas
Parte da Agenda BC#, a Agenda de Pesquisa 2021-2024 identifica os temas que vão balizar as pesquisas na instituição no período.
Em 2022, 91% dos trabalhos publicados na Série Trabalhos para Discussão estavam relacionados a três temas definidos como prioritários na Agenda de Pesquisa 2021-2024 – macroeconomia, finanças e economia monetária (46% dos estudos), SFN: eficiência, estabilidade e seus efeitos na economia real (36%) e inovação tecnológica (9%).
Teses
O relatório também traz as teses e dissertações apresentadas como trabalho de conclusão de curso de servidores participantes do Programa de Pós-Graduação (PPG) do BC em economia e finanças. Há trabalhos sobre inflação de bens industriais, política monetária, risco e trocas econômicas, governança corporativa e moedas sociais digitais, entre outros. Veja todos eles aqui.
Fonte: Banco Central