Enquanto a maior parte das grandes instituições financeiras correm para digitalizar o máximo possível de serviços e tem fechado agências físicas, o Sicredi apostou em um movimento contrário e abriu 8 novas agências em Mato Grosso, aumentando para 24 o número de municípios onde é o único prestador de serviços bancários no estado.
Não é que a Sicredi não aposte no mundo digital. Na verdade, o movimento é aumentar a presença física e ao mesmo tempo garantir um aplicativo com maior leque possível de serviços. A estratégia tem até um nome próprio dentro da cooperativa: “Fisital”.
“Nós fizemos o movimento contrário, o que chamamos de ‘fisital’. Unir o melhor do que pode ter através do app, das inteligências artificiais, mas sem perder a essência de estar lá no local. Esse negócio do relacionamento da comunidade é muito maior que o digital”, explicou Seneri Paludo, diretor executivo da Sicredi Central Centro Norte, na apresentação do balanço de 2022 da instituição em Mato Grosso.
E o resultado foi um crescimento de 21%, atingindo valor de R$ 1 bilhão de lucro, 11% acima do valor médio do setor financeiro. Com 130 agências, é também a instituição com maior representatividade física no estado. E o plano é continuar a expansão e chegar a 208 agências físicas em Mato Grosso até 2025.
“É uma estratégia que a primeiro momento parece um custo, mas na verdade traz uma essência de estar próprio e conhecer a realidade local e inclusive saber para quem você deve emprestar ou não emprestar o dinheiro. […] O Sicredi não é uma empresa de aperto de botão, é uma empresa de aperto de mão”, completou Seneri.
Pulverização
O “fisital”, no entanto, não é a única estratégia por atrás do crescimento do Sicredi em Mato Grosso. As cooperativas individuais que se reúnem na Central Centro Norte também iniciaram um movimento de expansão para estados da Região Norte do país, aumentando a possibilidade de negócios.
Além disso, o Sicredi tem uma base pulverizada de negócios, ao contrário das instituições financeiras em crise. “Nós somos muito pulverizados. O tíquete médio de operação de crédito do Sicredi é de R$ 18 mil. É bem pulverizado. Pela pulverização, diluímos o risco. É aquela coisa de não colocar todos os ovos na mesma cesta”, explicou Paludo.
O valor do tíquete médio de operações também revelam perfil de atendimento a pessoas físicas, não apenas grandes empresários. A expansão do Sicredi junto ao público jovem e para além de agronegócio também tem sido parte dessa estratégia de ampliar o leque de negócios da instituição.
Fonte: Portal LeiaAgora