A Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da região de Lapinha) resolveu inovar, por meio da criação de uma plataforma digital. A cooperativa foi fundada, em Lajinha, em Minas Gerais, em 1979; e atua nas Matas de Minas, Montanhas do Espírito Santo, em parte do noroeste fluminense e no município de Varri-Sai, no Rio de Janeiro.
São 10.000 cooperados, duas unidades de armazenagem de grãos café em Minas Gerais e no Espírito Santo, torrefação e moagem, 16 unidades comerciais e uma fábrica de rações. O iCoop foi lançado em 2022 e teve seu nome inspirado na abordagem do “i” da Apple, que indica “eu”, em produtos como o iPhone e o iPad. Ele também presta uma homenagem a Steve Jobs. “Essa inspiração visa destacar a singularidade e a conexão pessoal de cada cooperado com a cooperativa”, explica Maycon Palmeira, gerente de T.I da Coocafé.
A plataforma está disponível para todos os cooperados da Coocafé, colaboradores, parceiros e a comunidade em geral. Para utilizá-lo, basta fazer o download nas lojas de aplicativos (Android e iOS) e seguir as instruções de cadastro.
Super App
O objetivo do iCoop foi unir inovação, sustentabilidade e conectar cooperados, o público externo, colaboradores e os associados. A plataforma representa uma importante ferramenta para fortalecer a relação entre a Coocafé e seus cooperados, proporcionando inovação, conveniência e eficiência.
“O aplicativo reflete o compromisso da cooperativa com a modernização e o atendimento às necessidades da nova geração de produtores de café. O sucesso inicial, evidenciado pelos números de downloads e avaliações positivas, demonstra a relevância e aceitação do iCoop pelos usuários. A cooperativa está comprometida em continuar aprimorando o aplicativo para atender cada vez melhor às expectativas e demandas de seus cooperados”, diz Maycon.
Para isso, ele oferece várias funcionalidades, desde as informações da propriedade, assinaturas de contratos, e a ampliação dos relacionamentos entre os cooperados, colaboradores, parceiros e a comunidade.
A plataforma oferece muitas possibilidades, entre elas: o acesso a informações, como notícias, cotações, vídeos, localizações das unidades da Coocafé, permite que os cooperados consigam assinar duplicatas remotamente, facilita as informações relacionadas às propriedades dos cooperados, é possível consultar extratos financeiros e informes de rendimentos de maneira prática e rápida, os cooperados podem solicitar buscas de café, acessar extratos e relatórios detalhados da produção de café, oferece acesso a informações e recursos relacionados a capacitações técnicas, permite que os cooperados realizem pagamentos de pedidos usando métodos modernos, como cartão de crédito e geração Pix, os cooperados podem retirar e/ou comprar ingressos para a Coocafest diretamente pelo aplicativo e a ferramenta dá acesso a indicações de temperatura, umidade relativa do ar e probabilidade de chuvas.
Seu diferencial está na sua abordagem abrangente, reunindo diversas funcionalidades em um único aplicativo. Ele busca ser um aliado completo para os cooperados, simplificando processos e oferecendo soluções integradas
“Ele é frequentemente referido como um “super app” devido à sua diversidade de funcionalidades”, lembra.
A criação contou com a união dos departamentos de tecnologia da informação, os setores do marketing e técnico-comercial. Ele foi desenvolvido também por meio da colaboração entre a equipe interna da cooperativa e a empresa especializada Globalsys, sediada em Vila Velha, Espírito Santo.
Os desafios
O processo de desenvolvimento do app enfrentou alguns desafios, entre eles a compatibilidade com as diferentes versões de sistemas operacionais. Isso exigiu adaptações para gerar uma experiência uniforme entre os dispositivos Android e iOS.
Outro obstáculo enfrentado foi se tornar acessível para os cooperados, inclusive aqueles que não possuem conhecimento tecnológico. Era fundamental oferecer uma experiência amigável, simples e fácil para todos.
Durante as etapas do desenvolvimento do iCoop, os criadores identificaram as necessidades dos cooperados e tiveram como base esses elementos. Em seguida, a Coocafé definiu como funcionalidades-chaves do app, tópicos como: assinatura eletrônica, acesso a informações, gestão financeira, operações relacionadas ao café, pagamentos modernos e acesso a eventos. Por fim, a validação da plataforma ocorreu após vários testes, envolvendo os cooperados e os colaboradores da cooperativa.
Atualmente o iCoop acumula 5 mil downloads (Android e iOS) e uma avaliação média de 4,6/5. Houve um aumento de 42% no número de instalações nos últimos 6 meses.
Maycon relata que os próximos passos do iCoop são aprimorar as experiências dos usuários. Isso inclui a implementação de novas funcionalidades para as vendas do café, o acompanhamento do status das amostras do café, a supervisão da solicitação de busca até a classificação do café, além da facilidade de associação à cooperativa e a gestão de recebimento de títulos.
Outras intenções são focar na expansão das opções de assinaturas, a incorporação de outros aplicativos mobile, como o App Sicoob, Universidade Corporativa e Unimed. “O iCoop representa um avanço significativo na estratégia de inovação da Coocafé. Ele ajuda os cooperados ao oferecer facilidades como acesso a informações relevantes, gestão financeira eficiente, acompanhamento da produção de café e participação em eventos. O aplicativo contribui para a modernização e eficácia das operações da cooperativa”, finaliza Palmeira.
Por Priscila de Paula – Matéria exclusiva publicada na Revista MundoCoop Edição 115