Você pode até não saber o que é, mas com certeza já ouviu falar da ferramenta de chatbot Chat GPT, disponibilizada gratuitamente na Internet e capaz de fazer coisas que só a mente humana poderia fazer. Claro, isso há um bom tempo. Desde março de 2023, a inteligência do Chat GPT se tornou ainda mais, digamos, inteligente, quando foi lançada a sua nova versão, chamada de Chat GPT4. São muitas as funcionalidades do novo modelo de linguagem da ferramenta, capaz de interpretar imagens digitais ou físicas (até desenhos feitos na folha de papel mesmo) e memes, além de fazer cálculos, resumir documentos mais extensos… E por aí vai.
Dentro de tantas qualidades, uma delas chama atenção: nessa última atualização, o Chat GPT4 consegue se moldar em cima de uma personalidade, tornando a comunicação mais fluida através da interpretação de sentimentos. Ou seja, a ferramenta simplesmente consegue se apossar das características e do que uma pessoa sente, por exemplo, para servir de apoio para quem a utiliza. Por isso, muitos especialistas discutem o quanto isso é fundamental e deve ser usado no marketing e no atendimento ao cliente. “Ela se adapta ao tom e estilo da pessoa, tornando essa conversa mais humanizada com cooperados e clientes. Sem contar que o Chat GPT4 é projetado para se adaptar a vários estilos, baseados nas informações fornecidas, permitindo respostas que irão se encaixar em determinada personalidade ou forma de comunicação. Mas isso ainda é um território em exploração; portanto, existem limitações, como entender nuances culturais e emotivas que ainda estão sendo aprimoradas”, explica Emerson Zanoti, gerente de TI e líder da equipe de tecnologia na Cooperativa Integrada, referência no setor do agronegócio.
Na prática, o Chat GPT4 utiliza essa personalização orientada por IA para ajudar as marcas a se conectarem mais profundamente com os clientes. De acordo com Beerud Sheth, cofundador e CEO da Gupshup.io, plataforma líder mundial para mensagens na nuvem e experiências de conversação, a ferramenta é extremamente eficaz, pois recomenda produtos que correspondam à personalidade do cliente ou baseados no histórico de compras anteriores. “Em todos os setores, as marcas usam a personalização para gerar um melhor envolvimento e, portanto, uma melhor experiência do cliente. Os chatbots baseados em GPT podem ser usados para criar conteúdo personalizado para clientes, seja através da descrição de produtos, textos de marketing e artigos de suporte ao cliente. Isso pode ajudar as empresas a criar um conteúdo mais envolvente e relevante”, detalha ele, acrescentando que as campanhas de marketing podem, também, usar como base fatores como dados demográficos do cliente e demais interesses. “Isso pode ajudar as empresas a conquistar os clientes certos com a mensagem certa, aumentando as chances de conversão.”
Investir na tecnologia ainda é uma dúvida para quem a contrata, principalmente porque nem todas as ferramentas são gratuitas
No entanto, é comum que muitos ainda torçam o nariz para a tecnologia, desconfiando de que ela não possa realmente dar retorno, alegando que também não se encaixa nos gastos de marketing, já que alguns serviços mais complexos exigem um investimento financeiro. “Isso é comum, mas reforço que é uma tecnologia altamente valiosa para personalizar a comunicação e melhorar a eficiência do atendimento. Na minha visão, empresas estão e continuarão dispostas a investir nesse tipo de solução, pois querem entregar cada vez mais uma abordagem individualizada de atendimento. Esse é o novo padrão: as pessoas, de fato, veem valor e se sentem exclusivas em um mundo cada vez mais competitivo; portanto acredito que isso vai se tornar uma tendência”, explica Emerson Zanoti, gerente de TI e líder da equipe de tecnologia na Cooperativa Integrada.
Já Beerud Sheth, da Gupshup.io, destaca que as cooperativas devem apostar na tecnologia justamente porque, pelo fato de se tratar de algo revolucionário, vai impactar muito mais os negócios do que as pessoas em geral. “Para que as cooperativas aproveitem os vastos benefícios do Chat GPT4, os grandes modelos de linguagem em que essas tecnologias se baseiam precisam ser aperfeiçoados. Os chamados LLMs genéricos podem responder a quase tudo e qualquer coisa, visto que são treinados em um enorme conjunto de dados, mas não podem responder a consultas específicas. É como contratar um generalista em vez de um especialista”, afirma ele, completando: “os modelos específicos de domínio foram desenvolvidos especificamente para transformar as conversas corporativas, permitindo interações mais precisas e semelhantes às humanas, fornecidas com velocidade, escala e conformidade, juntamente com governança de dados, ao mesmo tempo em que mantêm um custo mais baixo.”
Por isso as cooperativas não devem deixar de lado a oportunidade de lançar mão da tecnologia para conquistar novos cooperados, fidelizar os que já possui, além de alavancar seus produtos e serviços. “As cooperativas, assim como as empresas que adotam uma comunicação mais tradicional, podem alcançar um marketing mais direcionado e eficaz com a aplicação dessa tecnologia, adaptando-se rapidamente às necessidades e sentimentos dos cooperados e clientes. Isso poderia, por exemplo, facilitar a disseminação de informações relevantes, por exemplo, como práticas agrícolas sustentáveis, de forma mais envolvente, além de facilitar a comunicação com abordagens personalizadas, no lançamento de produtos”, ensina Zanoti, que participou recentemente da 4ª edição do INtech, evento organizado pela Integrada Cooperativa Agroindustrial que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no espaço Villa Planalto, em Londrina (PR).
Emerson teve a oportunidade de palestrar em uma trilha com o tema “Black Mirror da Realidade: A Inteligência Artificial Desvendando os Limites entre Ficção e Vida Corporativa.” “O tema ressoa com o que estamos debatendo: como a ficção se torna realidade em nossas cooperativas. O foco é entender, primeiro, os desafios e oportunidades de negócio que podemos resolver para nossos cooperados, antes de nos aprofundarmos na fascinação pela tecnologia. Observei um alto interesse em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina de outras cooperativas presentes no evento, reforçando minha crença no potencial dessas tecnologias para transformar nosso setor. Discutir o futuro da tecnologia e como ela está moldando o setor agro, saúde e crédito, é muito enriquecedor”, complementa.
Roger Darashah, co-diretor da agência de comunicação com atuação na América Latina Latam Intersect PR, concorda. Para ele, analisar os sentimentos de forma instantânea define a jornada de compra do cliente. Isso vale para todos os setores, incluindo o do cooperativismo. “Vivemos num mundo em que a emoção passa a ter um papel decisivo em toda a comunicação de uma empresa. Não adianta fechar os olhos para essa nova realidade, que une o mundo físico ao digital. Por isso, usar a inteligência artificial nos sentimentos nada mais é do que criar um espelho do que o consumidor deseja, realmente, em seu íntimo”, opina o empresário, que criou um sistema próprio capaz de analisar sentimentos através de notícias ou conversas na rede em parceria com a empresa Delta Analytics. “O Relatório de Clima Emocional da Latam Intersect PR comprova que, ao sermos capazes de capturar o sentimento público de uma forma totalmente objetiva e não invasiva, mostramos como as notícias e as conversas (públicas) na Web podem ser capazes de dizer o que vai acontecer, antes mesmo de eles próprios anunciarem”, finaliza.
Por dentro do Chat GPT
O Chat GPT é um modelo composto por processamento de linguagem natural (PLN/LLMs) para conversação, baseado em rede neural generativa pré-treinada. Seu programa é composto por várias camadas de algoritmos de Inteligência Artificial (IA), incluindo principalmente o algoritmo “Transformer” de aprendizagem profunda de máquinas com mecanismos de auto-atenção, desenvolvido em 2017 por equipe do projeto “Google Brain”. Já o Generative Pre-trained Transformer 4, chamado de Chat GPT 4, é um modelo de linguagem grande multimodal criado pela OpenAI e o quarto modelo da série GPT. Foi lançado em 14 de março de 2023 e se tornou publicamente aberto de forma limitada por meio do Chat GPT Plus, com o seu acesso à API comercial sendo provido por uma lista de espera.
Por Leticia Rio Branco – Matéria publicada na Revista MundoCoop Edição 114