Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro cresceu de forma única. Adotando novas técnicas que estão revolucionando o campo, a produção nacional tornou-se referência para o mundo, mantendo o país em posição de destaque no cenário mundial. Parte desse sucesso, tem como base as cooperativas do ramo agro, que hoje respondem por metade de toda a produção.
Reconhecidas por seu modelo de negócio, as cooperativas agro ainda adotam um importante papel de vitrine para a nova forma de produzir, sendo precursoras de diversas técnicas. Entre elas, está a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, uma das mais tradicionais do setor, que realiza um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro: a Coopercitrus Expo.
Realizada entre 25 e 29 de julho, a Coopercitrus Expo 2022 aconteceu em Bebedouro (SP) e reuniu mais de 160 empresas reconhecidas como líderes globais do agronegócio. Além de ser palco de diversos debates sobre o atual momento do setor, o evento ainda foi vitrine para diversas novidades à disposição do produtor, como tratores, máquinas, implementos e insumos agropecuários, além de tecnologias de agricultura de precisão.
Com mais de 20 mil visitantes, que puderam conferir as novidades dispostas na área localizada na Fundação Coopercitrus, o evento presencial e digital foi um passo em direção ao futuro, mostrando as principais tendências que irão guiar o setor nos próximos anos.
Agro 5.0
A tecnologia está presente na maioria dos processos atuais, e no campo isso não é diferente. Por este motivo, o chamado Agronegócio 5.0 foi um dos maiores destaques da Coopercitrus Expo 2022, que proporcionou uma grande imersão ao tema.
Atraindo olhares de produtores de todos os portes, a agricultura de precisão já desponta como uma das grandes peças para o futuro do agro. Seja com equipamentos que atuam por terra ou pelo ar, novidades para o setor estão surgindo de forma contínua, e tiveram destaque durante a Feira. Entre os equipamentos que ganharam a atenção do público, estiveram o veículo autônomo R150, capaz de pulverizar a lavora sozinho; e diversos modelos de drones, capazes de trazer uma visão macro da lavoura, permitindo um maior acompanhamento de seu desenvolvimento.
Em nota divulgada à imprensa, o gerente de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, Tiago Aleixo, destacou que tais equipamentos não são criadas para substituir cooperados, mas sim para auxiliá-los. “O equipamento oferece suporte, treinamento e entrega, para que o cooperado consiga extrair o melhor da tecnologia. A aquisição desse equipamento vai ser um divisor de águas. O médio produtor tem mais oportunidades adquirindo um equipamento deste que vai no foco da infestação, do que adquirir um novo pulverizador”, afirmou.
Outro ponto alto no quesito tecnologia, está na oferta de soluções que apoiam o produtor desde o cultivo até a colheita. Diante disso, a Coopercitrus Expo reuniu diversas empresas com sistema de gerenciamento, além das especializadas em maquinários de última geração.
Mulheres no agro
Nos últimos anos o campo começou a atrair novos olhares, sendo buscado por diversos jovens que buscam um novo propósito. Junto a eles, outro grupo tem ganhado destaque na lavoura, e hoje as mulheres são parte fundamental da cadeia de produção. De olho neste cenário, a Coopercitrus Expo 2022 trouxe diversos debates sobre como a mulher pode ganhar mais espaço no campo. E para levar a teoria para além do papel, a Feira foi palco do lançamento do projeto Mulheres do Agro.
Inciativa que contará com uma programação permanente, o Mulheres no Agro irá reunir produtoras, influenciadoras e colaboradores em uma rede de fomento e apoio ao desenvolvimento da mulher no campo. Durante o lançamento, realizado no segundo dia da Feira, a diretora financeira da Coopercitrus e embaixadora do projeto, Simonia Sabadin, destacou o desempenho desse grupo no contexto do agronegócio nacional, explicando ainda os motivos que levaram à criação da iniciativa. “Queremos dar mais visibilidade ao seu trabalhando, conectando-as, com informação, capacitação e mostrando o quanto elas são capazes e tem potencial para crescer”, enfatizou.
Com diversas ações previstas, que devem coordenar múltiplas vozes em prol da causa, o programa Mulheres no Agro irá dar espaço para que elas entrem neste setor, proporcionado ainda educação específica para que tais mulheres possam atuar no campo. “Queremos capacitar, gerar informação, favorecer network e mostrar que a Coopercitrus está trabalhando por ela. Queremos mostrar que essa mulher produtora é uma profissional como qualquer outra. Não queremos privilégios e não temos o intuito de reclamar o nosso lugar. Queremos equidade, a promoção de um tratamento justo entre homens e mulheres, sem distinções por gênero”, explicou Nayara Viana, coordenadora de comunicação da Coopercitrus.
Após o evento, o programa contará com encontros periódicos nos cinco polos regionais de atendimento da Coopercitrus, a fim de estimular a participação feminina no setor.
Por Leonardo César – Matéria publicada na edição 107 da Revista MundoCoop