Dois anos após a realização da sua última edição, a 27ª Edição da Agrishow chegou ao fim nesta sexta-feira. Com um público de 193 mil visitantes, 30% maior do que a edição realizada em 2019, a feira realizada em Ribeirão Preto (SP) registrou um faturamento de 11,24 bilhões neste ano, aumento de 300% em relação ao último evento.
Considerada uma das maiores feiras do agronegócio nacional, a Agrishow foi – em seus mais de 520 mil m2 – palco de diversos debates, negócios e discussões sobre as novidades que estão chegando ao setor agro. Neste ano, mais de 800 expositores nacionais e internacionais marcaram presença no evento.
Oferta de crédito
Um dos grandes destaques do evento foram as linhas de crédito oferecidas ao produtor. Segundo a organização do evento, a Feira começou com mais de R$12 bilhões em crédito disponível para o produtor.
Dentre as cooperativas, o Sicoob disponibilizou mais de R$1 bilhão em recursos para o produtor, que pode durante a feira realizar empréstimos e outros serviços. Já a Sicoob Credicitrus disponibilizou mais de R$6 bilhões no evento, com expectativas de fechar mais de R$300 milhões em negócios. Somado a elas, o Sicredi, até o início do dia 27, já havia fechado R$19,6 milhões em propostas de negócios, com destaque para projetos no setor de máquinas, equipamentos e energia solar.
Além delas, a Cresol também marcou presença na feira, reunindo-se a representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a reafirmação do compromisso com a agenda de recursos para o agro, incluindo o Plano Safra 22/23.
Espaço para o produtor
Além do setor de crédito, cooperativas do agro estiveram de forma massiva na Agrishow 2022. Entre os destaques, está a Coopercitrus, que reuniu em seu espaço mais de 70 empresas parceiras e 500 colaboradores para atender o público.
Na área montada no evento, o portfólio incluiu diversos produtos e soluções para a produção agropecuária. Foram mais de 25 mil itens, incluindo insumos, sementes, ferramentas, maquinários e outros.
Entre os destaques do stand, negociações via Barter possibilitaram a troca da produção futura por produtos e serviços. Além disso, a cooperativa destacou a ferramenta Coopercitrus Campo Digital, modelo focado na agricultura 5.0, e que dinamiza a produção no campo a partir da agricultura de precisão. Ainda sem números oficiais, a cooperativa esperava terminar a feira com mais de R$1,5 bilhão em negócios.
Agrishow 2023
Mais uma vez sendo palco das principais tendências e novidades do agronegócio brasileiro, a Agrishow retornou ao modelo presencial com números recordes, mostrando que o agro segue sendo um grande motor da economia, seja no nível estadual ou nacional.
Para o próximo ano, as perspectivas são as melhores, com esperanças de faturamentos e negócios ainda maiores. A Agrishow 2023 acontece entre os dias 01 e 05 de maio.
Por Leonardo César – Matéria publicada originalmente na edição 106 da Revista MundoCoop