“Cooperativas para o Desenvolvimento Sustentável”. É com este tema que no primeiro sábado de julho, milhares de cooperados em todo o país celebraram mais uma vez os impactos e a capacidade de transformação que as cooperativas trazem para a sociedade como um todo.
Oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas desde 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é uma grande ocasião para reivindicar e reafirmar junto à comunidade internacional e aos governos nacionais o papel fundamental das cooperativas como parceiras para acelerar as mudanças urgentemente necessárias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Enquanto no mundo todo, bilhões comemoram o Dia Internacional do Cooperativismo, no Brasil as comemorações ganham uma roupagem própria. Criado em Minas Gerais, o Dia de Cooperar – ou simplesmente Dia C – reúne há 15 anos cooperados de todo o Brasil para atividades, celebrações e ações sociais que mostram na prática como as cooperativas trazem prosperidade para as comunidades. Demonstração do sétimo princípio, intitulado “Interesse pela comunidade”, o Dia C junta cooperados e voluntários para o oferecimento de serviços à comunidade, campanhas solidárias e outras atividades que se estendam ao longo de todo o ano.
Em 2022, a celebração mobilizou mais de 1.397 cooperativas de todo o país com 14 mil iniciativas que beneficiaram mais de 5 milhões de pessoas. E para 2023, as expectativas eram ainda mais altas. Neste dia importante não apenas para o movimento, mas também para a sociedade como um todo, as cooperativas chamam a população a ser solidária com o próximo, estimulando o trabalho em equipe e empatia para transformar vidas.
Reunindo cooperativas de todas as regiões do país, o Dia C ultrapassa as barreiras dos sete ramos do setor, e promove uma verdadeira intercooperação a nível nacional. Em sintonia, cooperados de todos os setores se unem nesta data para “colocar a mão massa” e mostrar como as cooperativas podem trazer mais qualidade de vida, serviços essenciais de qualidade e segundas oportunidades para aqueles que necessitam.
“O Dia C é uma data para incentivar práticas de voluntariado e confirmar o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo, equilibrado e próspero. Nosso papel é disseminar a importância do movimento e aproveitar esta data para demonstrar à sociedade um pouco do que o cooperativismo faz, diariamente, para melhorar a vida das pessoas”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
BERÇO DO DIA C
Em 2009, Minas Gerais foi o estado responsável por criar o Dia de Cooperar, posteriormente adotado por organizações estaduais e cooperativas de todo o país. Para 2023, mais de 300 cooperativas se mobilizaram em ações que impactaram milhares de mineiros, seja na capital ou nas cidades do interior.
Em Belo Horizonte, mais de 3 mil pessoais se reuniram na Praça da Assembleia. Através de atividades socioculturais que envolveram toda a comunidade, o público pode desfrutar de uma manhã de ações de todos os tipos, com brincadeiras, apresentações de dança, música e teatro. Além disso, cooperados puderam usar o espaço para expor seus produtos e serviços, expandindo suas redes de conexão e negócios.
Diversas cooperativas participaram com atividades e ativações próprias. A Coopatos, apresentou seu projeto de plantio de mudas, que reaproveita as embalagens de seus próprios produtos, além de promover a degustação de queijos. Junto com ela, outras cooperativas trouxeram seus produtos ao público. Já o Instituto Sicoob, com amplo trabalho de capacitação e desenvolvimento das comunidades, apresentou o seu projeto contínuo de educação financeira que desenvolve, com foco especial nas crianças, distribuindo ao público o livro infantil “Marina esqueceu de desligar a televisão”, quarto volume da Coleção Financinhas, criada para ajudar a disseminar conceitos de planejamento financeiro e fortalecer uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro e ao consumo consciente entre as crianças.
No município de Varginha, o Dia C mobilizou diversas cooperativas. Unimed Varginha, Unicred, Sicredi, Sicoob Credivar, Sicoob Paraisocred, Minasul, Coccamig e Coopersulminas, se uniram para uma ação com muita música, danças, cultura e brincadeiras para as crianças. Em Campos Gerais, cerca de 3 mil pessoas se reuniram na Praça da Matriz para participar da segunda edição do Ação Entre Amigos – Unidos pela CooperAção. A iniciativa, que integra o Dia C 2023 da Coopercam, reuniu 45 colaboradores voluntários, que se dedicaram a ajudar na organização da ação. Em sua segunda edição, a Ação arrecadou um valor significativo em dinheiro, com parte convertida, para a Vila Vicentina, em cerca de 800 itens de produtos de higiene pessoal e limpeza e 1.200 kg de alimentos, artigos de primeira necessidade para o dia a dia da entidade.
‘’Gostaria de agradecer o empenho e o carinho de todos os voluntários para a realização da segunda edição da nossa ação. É de extrema importância a contribuição de todos para o resultado desse projeto e para o sucesso do Dia de Cooperar. É muito bom poder contribuir – e no caso da Coopercam já são 10 anos – com as necessidades dessas entidades que fazem um lindo trabalho em prol da nossa comunidade”, destacou Pâmela Corrêa, supervisora de marketing da Coopercam e coordenadora do projeto.
SOLIDARIEDADE QUE SE ESPALHA
O Dia C é o dia máximo do cooperativismo nacional. Através das ações que nele são realizadas, cooperativas e cooperados de todo o país ganham ainda mais projeção, e mostrando como as cooperativas podem transformar a vida de milhares de brasileiros.
Confira a seguir as principais ações e atividades realizadas nas cinco regiões do país:
NORDESTE
No Piauí, a Unimed Teresina com apoio do Sistema OCB/SESCOOP-PI e outras cooperativas piauienses realizaram as atividades na Praça João Luís Ferreira, com mais de 700 atendimentos à comunidade. Entre os parceiros, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí – COOPANESTPI, Cooperativa de Trabalho em Enfermagem do Piauí – ENFERCOOP, Cooperativa de Trabalho Odontológico – UNIODONTOPI, Cooperativa de Trabalho de Assistência de Enfermagem do Nordeste – COOPASSIST e outros. À disposição da comunidade, diversos serviços foram prestados: verificação de glicemia, odontologia com aplicação de flúor e orientação de higiene oral, nutrição com avaliação e orientação nutricional e outros. “O Cooperativismo é isso, é parceria, o Dia C é uma atividade voluntária e aqui estão várias cooperativas unidas realizando serviços para toda a comunidade”, destacou o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PI, Sr. Izaías Almeida.
Em Maceió, o Dia C contou com a colaboração da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop), que aproveitou o momento para celebrar os seus 22 anos de existência. Neste Dia C, ocorreram atendimentos de enfermagem com a cooperativa Unicuidar. Também teve contação de histórias e música para as crianças, atividade coordenada pela Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação. Um diferencial nesta edição foi a feira do livro que arrecadou material para a participação da Bibliocoop na Bienal, que ocorre no mês de agosto. A Central Roça Cooperativa também participou do evento com seus produtos agroecológicos. Uma feirinha foi organizada com verduras, legumes, raízes. mel, ovos, biscoitos. “O Dia de Cooperar para o Sistema OCB Alagoas é praticamente o ano inteiro. Distribuímos as atividades para atender ao máximo de cooperativas. É muito gratificante levar o evento para as comunidades, muitas delas em que a população não tem acesso a serviços que oferecemos. Nosso intuito é cooperar sempre”, concluiu a presidente do Sistema OCB AL, Márcia Túlia Pessôa.
NORTE
Na 10ª edição do Dia C em Santarém, as cooperativas celebraram os avanços obtidos pelos últimos anos da melhor forma possível: cooperando. Foram realizadas ações de cidadania, saúde, estética, cultura, atividades recreativas e finalizou com a 1ª Corrida e Caminhada edição Santarém. A iniciativa, contou com o apoio de diversas cooperativas, incluindo a SICREDI Grandes Rios MT/PA/AM, UNIMED Oeste do Pará, CCAMPO, COOMAPLAS, COOPAFS e outras.
Em Castanhal, as comemorações foram promovidas pelas cooperativas Sicredi Norte, Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), COOPASMIG, SICOOB COOESA, Unimed Belém e Uniodonto Belém, também contou com o apoio do Sistema OCB/PA, Prefeitura de Castanhal, Instituto Embelleze, Polícia Civil do Estado do Pará, SEBRAE e Dr. Yago Charpinel. O primeiro dia de ação foi realizado durante a tarde. A programação levou atendimentos para fortalecer a autoestima de homens e mulheres da comunidade com cortes de cabelo e designer de sobrancelhas realizados pelos voluntários do Instituto Embelleze.
Já na cidade de Juriti, aproximadamente 500 pessoas foram atendidas e participaram das atividades, demonstrando o impacto positivo do Dia C na comunidade. “Estamos muito felizes em realizar o Dia C aqui em Juruti. Poder compartilhar sobre o impacto positivo do cooperativismo na comunidade através dessas ações é muito gratificante porque estamos transformando realidades.” disse Sônia Nascimento, Diretora Administrativa e Financeira da COOAFAJUR.
“O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista no Brasil, exercendo o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade com incentivo as boas práticas de saúde e bem-estar, e o principal, levando cidadania para a comunidade. Castanhal vivenciou o cooperativismo dá forma mais genuína e mobilizou uma multidão em prol do voluntariado e da solidariedade”, frisou o Presidente do Sistema OCB/PA Ernandes Raiol.
CENTRO-OESTE
No Mato Grosso, várias cooperativas se mobilizaram e aceitaram a proposta do Sistema OCB/MT em promover ações de intercooperação. Uma delas foi realizada pela Escola Municipal Ana Cristina de Sena, no bairro Novo Mundo, na cidade de Sinop (480 km de Cuiabá), idealizada pela cooperativa educacional Coopersino, com a participação das cooperativas Cresol, Sicredi Celeiro, Unicred, Coanorte e Sicoob Norte. Além das cooperativas, houve também a participação da Faculdade do Município com apresentação de cursos, robótica e serviço de massagem; entre outros. De acordo com os organizadores do evento, passaram pelo evento cerca de 2000 pessoas.
Com o tema “Cooperar faz bem para a Saúde”, a campanha Dia C 2023 em Goiás reuniu cerca de 5 mil pessoas no Jardim Botânico de Goiânia. A reserva ambiental também foi o palco para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo e recebeu como legado do evento um viveiro de mudas e um berçário de plantas (horto medicinal), com capacidade para produção de 5 mil mudas mensais, que serão disponibilizadas à população goianiense. O público que compareceu ao Jardim Botânico teve a oportunidade de fazer diversas consultas. Uma unidade móvel do Hemocentro serviu como incentivo para as pessoas que quiseram fazer a doação de sangue e medula óssea.
“São 10 anos de celebração do Dia C em Goiânia, ampliando e fortalecendo parcerias. Nesse período, já atendemos mais de 450 mil pessoas e, como já é um marco desse grande evento, estamos prestando serviços e levando lazer e alegria para a população, reforçando os laços com as cooperativas e deixando importantes benefícios para o Jardim Botânico”, ressaltou Luís Alberto Pereira, Presidente do Sistema OCB/GO.
Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, cooperativas como a Conacentro, Sicoob Ipê, Sicoob Unique BR, Sicredi Campo Grande e outras, se uniram a empresas como a Ótica Ver & Viver, O Boticário e a Funesp, para oferecer à comunidade atendimentos nas áreas de saúde e bem-estar, educação financeira, consultoria financeira, bazar solidário com doação de agasalhos e cobertores, palestras sobre empreendedorismo, oficina de pipa, gincanas e jogos com as crianças, atendimento em beleza para mulheres, clínica de tênis para crianças e atendimento/orientação jurídica. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, ressaltou a importância do Dia de Cooperar. “Estamos muito felizes em estar celebrando o Dia de Cooperar, o dia de nós mostrarmos para a sociedade o quanto é diferente a nossa forma de organização econômica, e o quanto atitudes simples movem o mundo”. Na data, mais de 3.100 pessoas foram atendidas.
SUDESTE
Além de Minas Gerais, berço do Dia C e das comemorações no Brasil, outros estados da região sudeste também reuniram seus cooperados em uma rede de solidariedade.
No Rio de Janeiro, a celebração carioca contou com 500 voluntários para receber 2 mil pessoas, segundo a organização. O evento tomou o Parque de Madureira e trouxe na programação a oferta de serviços gratuitos, shows e apresentações. Vacinação contra gripe; aferição de pressão arterial, de glicose e de glicemia capilar, higiene bucal (com distribuição de kits) integraram as ações de saúde. O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinícius Mesquita, agradeceu a todos que se uniram para construir a festa. “O Dia de Cooperar não é só hoje. Esse evento mostra o quanto o cooperativismo tem um compromisso com a sociedade, com gente. O cuidado das pessoas e da comunidade é um dos seus princípios. Temos cooperativas que realizam ações todos os dias do ano, outras estão aqui todo fim de semana para prestar atividades de cooperação”, afirmou Mesquita, ressaltando em seguida que o evento mostra a força do cooperativismo para transformar o Estado do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o Sistema Ocesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), realizou o Mutirão Dia de Cooperar. A ação levou ao Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) serviços gratuitos à população oferecidos pelas cooperativas Sicredi, Sicoob Unimais Metropolitana, Unimed Nacional, Uniodonto Paulista, Coopermiti, além de parceiros da SMDET. Entre os diversos serviços oferecidos, houve circuito de aferições em saúde, orientação sobre higiene bucal, educação financeira para adultos e crianças, coleta e descarte de resíduos eletroeletrônicos, oficina de mosaico, espaço pet, dinâmicas de atividade física, música ao vivo, feira de artesanato (por meio do programa Mãos e Mentes Paulistanas), além de atendimento aos trabalhadores e empreendedores por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.
No Espírito Santo, a comunidade do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, teve uma manhã de atrações e serviços gratuitos pensados para toda a família. No estado, o Dia de Cooperar também reuniu ações educativas e de lazer, com jogos cooperativos, contação de histórias, orientação de trânsito e financeira, teatro, pula-pula e escorregador. Entre os serviços disponíveis, os moradores tiveram acesso a emissão de carteira de identidade, corte de cabelo, orientação profissional e jurídica, cadastro para realização de mamografia e atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Procon. Além disso, o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha também esteve no local.
SUL
Na região Sul, as comemorações do Dia C mobilizaram algumas das maiores cooperativas do Brasil e da América Latina.
Na comunidade de Ijuí, cooperativas do sudeste se juntaram às do Sul, para uma série de atividades. Com o tema “CooperAÇÃO Sustentável”, as atividades ocorreram no Parque da Pedreira, com programação para toda a família. Cinco cooperativas se uniram para organizar o evento e levar ao público diversas atividades – Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas RS/MG, Unicred Horizontes e Unimed Noroeste/RS.
Já o Sistema Ocergs, usou a data para promover inúmeras atividades, incluindo a doação de sangue. O Programa Doador Fiel fomenta a doação de sangue na sociedade gaúcha há 10 anos. Após aderir à iniciativa neste ano, o Sistema Ocergs está estimulando o ato para os seus colaboradores e cooperativas registradas na entidade. Em Santa Rosa, ações de intercooperação contaram com a participação de 14 cooperativas: Coopermil, Cotrirosa, Cooperconcórdia, Cooperluz, Unicred, Sicredi, Cresol, Unimed, Coopersol, Unicooper, Coopervida, Sicoob, Cooperall e Cooperinforural; mobilizando mais de 500 participantes e 100 voluntários.
Mais de 150 voluntários percorreram as principais ruas dos bairros Teutônia, Languiru, Canabarro, Centro Administrativo, Alesgut e Boa Vista, batendo na porta das casas e orientando mais de cinco mil moradores quanto à correta separação e destinação de resíduos, também estimulando a doação de sangue e alertando quanto aos cuidados necessários para evitar a dengue. Estiveram envolvidas as cooperativas Sicredi, Sicoob, Cresol, Certel, Languiru, Cooperagri, Unimed, Comatra e Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo (CRC), bem como integrantes do Projeto LK Sustentável, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leopoldo Klepker e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
Em Maringá, cerca de 300 voluntários de oito cooperativas participaram na manhã de sábado na Associação Cocamar, das atividades em que foram produzidas 10 mil fraldas geriátricas para distribuição a 14 entidades de assistência a famílias vulneráveis cadastradas pelo programa Mesa Brasil. A Cocamar também participou do Dia C em Londrina onde, neste ano, por meio de um grupo de voluntários seus e de mais seis cooperativas da cidade (Cresol, Integrada, Sicredi, Sicoob Ouro Verde, Sisprime e Unicred), foi organizado o Pedágio Solidário em parceria com supermercados locais.
Por fim, em Londrina, a união de sete cooperativas – Sicredi Dexis, Integrada, Sisprime, Cocamar, Unicred, Sicoob Ouro Verde e Cresol -, na ação Pedágio Solidário, resultou na arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos que irão para a mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade social. A ação, em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C) se encerrou no último sábado, 1 de julho, com a entrega de todos os mantimentos arrecadados no pedágio solidário realizado em supermercados de Londrina e região, ao Mesa Brasil, programa do Sesc com atuação nacional, mas que em Londrina e outros sete municípios da região atende a 90 entidades. “Nossa ação significa o cooperativismo, a intercooperação. Durante três sábados seguidos os colaboradores das cooperativas deixaram seus familiares e todos os seus afazeres para estarem contribuindo com uma causa tão importante. Nós, da Sicredi Dexis, tivemos o prazer de participar com mais de 50 colaboradores. Foi uma ação muito bonita”, comentou a gerente da agência Tiradentes da Sicredi Dexis, Suelen Lopes.
Por Redação MundoCoop
Matéria exclusiva publicada na Revista MundoCoop Edição 112