De acordo com o livro “Marketing aplicado às cooperativas”, de uma maneira geral, o conceito de marketing se materializa no elo entre empresa e cliente e a forma como a empresa vê o mundo externo. Nas cooperativas, essa conexão entre as duas pontas da linha fazem parte do movimento de forma intrínseca, e se direciona totalmente para os princípios e valores que o cooperativismo pratica.
Ao aplicar o marketing nas cooperativas, se torna necessário compreender as formas se colocar o cliente no centro – sempre. Mais do que isso, os cooperados e associados devem fazer parte do processo de desenvolvimento da estratégia, contribuindo para que sejam criadas práticas que alcancem todos os níveis da cadeia. Dentro disso, perpassa uma ideia que vai contra o modelo de produção comum. Aqui, se preocupar menos com a produção e valorizar a clientela deve ser o guia das decisões.
Mas como o marketing de fato se relaciona com o setor? Afinal, suas práticas se modelam dentro do cooperativismo ou o cooperativismo precisa se adaptar ao que esse tema propõe? Para desvendar respostas para esta e outras perguntas, o Papo Coop recebe a Gerente de Qualidade e Comunicação da Unicred União, Maysse Paes Honorato.
Confira o bate papo na íntegra, a seguir!
Por Redação MundoCoop