O cooperativismo brasileiro é um dos mais potentes do mundo, e nos últimos anos o setor têm presenciado diversos avanços graças a grandes vozes que defendem e impulsionam os interesses das cooperativas. Entre eles, o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), que acaba de ser nomeado presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e que concede uma entrevista exclusiva para a MundoCoop.
Sempre defendendo e difundindo o cooperativismo, Arnaldo foi eleito deputado federal em 2006, com expressiva votação. Tendo o diálogo, o poder de articulação e o conhecimento técnico sobre vários temas como marca de sua carreira política, o deputado federal conseguiu inúmeras conquistas para o sistema. Entre elas, foi relator da LC 130, lei que criou o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo; é autor da LC 196, lei que modernizou a governança e a gestão das cooperativas de crédito; e também autor de inúmeras emendas vinculadas ao cooperativismo como, por exemplo, a que reforça e garante a participação de cooperativas em licitações públicas.
Em 16 de fevereiro, Jardim assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) para o período 2023/2027, e promete continuar sendo uma voz ativa na defesa das cooperativas e da participação do setor na sociedade brasileira.
Para conhecer um pouco mais sobre esse novo capítulo da Frencoop, a MundoCoop se reuniu com o deputado em São Paulo, para uma grande conversa. Na entrevista, que você confere a seguir, Jardim traz um panorama sobre o cooperativismo hoje, destaca o trabalho da Frencoop até aqui e compartilha suas perspectivas para os próximos anos do setor. Além disso, ele comenta sobre sua história junto ao cooperativismo e esclarece os motivos que tornam o cooperativismo brasileiro um exemplo para o mundo todo.
Confira na íntegra!
Por Redação MundoCoop