Com a presença de mais de 200 lideranças cooperativistas do Paraná, de outros estados e da Europa, foi aberto, na noite de quinta-feira (15/06), o Fórum dos Presidentes. Realizado anualmente pelo Sistema Ocepar, esta edição o evento trouxe como proposta a discussão de parcerias com cooperativas da Europa e a apresentação de modelos de alianças estratégicas e de negócios entre cooperativas do estado. Pautas que impactam os negócios, como ESG, infraestrutura e logística, também estão contempladas no encontro, que prossegue nesta sexta-feira (16/06).
Ao dar boas-vindas aos dirigentes das cooperativas do estado e seus representantes, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que, desde a década de 1990, a organização reúne as principais lideranças das cooperativas do Estado, sempre próximo ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado mundialmente no primeiro sábado de julho, neste ano em 1º de julho. “Hoje, o objetivo é agradecer e destacar o trabalho das autoridades que apoiam o cooperativismo, em especial à Frente Parlamentar do Cooperativismo, a nossa Frencoop, e trazer um especialista para falar sobre o cenário do agronegócio no Brasil e no mundo. Amanhã, o foco são as experiências no Brasil e no continente europeu sobre quatro questões fundamentais para o cooperativismo paranaense: modelos de alianças estratégicas; oportunidades de negócios; melhores práticas de ESG; e infraestrutura e logística”, contou.
O presidente da Frencoop, deputado Arnaldo Jardim, destacou que o desenvolvimento do Brasil tem tido um grande impulso a partir das cooperativas dos mais variados ramos. “Por isso, é um privilégio estar aqui, neste Fórum de Presidentes. Vocês construíram algo que é referência para o Brasil. A Frencoop saúda, aplaude e deseja que essa iniciativa seja replicada em outros lugares. Merecem a nossa saudação e o nosso respeito. Podem contar com os nossos parlamentares toda Frencoop”, disse.
Oportunidades
Conectar cooperativas e criar oportunidades de negócios. Este foi o objetivo do segundo painel do Fórum dos Presidentes. Mediado pelo diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o painel reuniu o presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, o diretor comercial de Mercado Externo da Aurora Coop, Dilvo Casagrande, o presidente da Cajamar Bank (Espanha), Eduardo Baamonde Noche, a gerente de Competitividade da Apex Brasil, Clarissa Furtado, e o coordenador Geral de Promoção Comercial do Ministério da Agricultura, Dalci Bagolin.
Ao programar esse painel, o Sistema Ocepar focou em promover colaboração e a parceria entre cooperativas em áreas de negócio complementares. Por esse motivo, as cooperativas convidadas fizeram um relato de suas atividades para que as demais pudessem conhecer as linhas de atuação e, a partir disso, refletir sobre boas práticas que também podem adotar ou áreas em que possam trabalhar juntas para criar novas oportunidades de negócios que beneficiem todas as partes envolvidas. Os tópicos abordados no painel incluíram o compartilhamento de bens ou insumos para a produção, investimentos estratégicos e outras ações voltadas ao fortalecimento dos negócios.
Entre os principais comentários, Dilvo Casagrande, diretor de Mercado, que destacou o impacto da Aurora Coop. “A Aurora Coop é uma cooperativa central formada por 11 cooperativas singulares localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Juntas, a Cooperativa Central Aurora Alimentos e as filiadas representam 129 mil famílias, seguindo os valores da cooperação em mais de 700 municípios brasileiros onde a Aurora Coop está presente. Esse universo associativo é composto por 76 mil famílias associadas, 13 mil colaboradores das cooperativas filiadas e outros mais de 40 mil colaboradores diretos da Aurora Coop”, contou.
Sustentabilidade
Como incorporar o ESG (Ambiental, Social e de Governança, na tradução em português) nas operações, melhorar o envolvimento dos stakeholders e estar alinhado às melhores práticas internacionais? Estas questões foram o assunto do painel Melhores Práticas em ESG. O painel, mediado pela presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon, recebeu Renato Watanabe, gerente executivo técnico da Cocamar, Salvador Solbes, presidente da Callosa D’em Sarrià (Espanha), Pete Westall, chief VAlues officer da Midconties Co-operative (Reino Unido).
A Midcounties Co-operative é uma cooperativa de consumo. Possui diversos negócios, como agência de turismo, educação infantil e supermercados, com cerca de 250 lojas. Hoje, tem mais de 700.000 membros, tornando-se uma das maiores cooperativas do Reino Unido. “Meu objetivo neste evento foi apresentar a cooperativa, mas, principalmente, falar dos pilares que sustentam as nossas ações ambientais e apresentar o que fazemos, como e por quê fazemos”, afirmou o painelista. Trazendo para o contexto nacional, a Cocamar foi o destaque. No último ano, a cooperativa foi ouro no Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão e, também, foi uma das primeiras cooperativas a adotar o sistema de Gestão Profissional no ramo agropecuário no Estado do Paraná. Sobre o tema ESG, Renato Watanabe disse que “o papel das cooperativas é falar de sustentabilidade no campo, de forma que faça sentido para o produtor”. “O mercado de carbono é um caminho sem volta”, frisou.
Ao final dos trabalhos, Solange Pinzon avaliou a experiências apresentadas e destacou que a atenção ao ESG deve ocorrer não porque esse tema é a bola da vez, mas por uma questão de perenidade. “As informações trazidas pelo painelista do Reino Unido foram muito boas. Um exemplo para a gente seguir. A participação da Cocamar também com as suas ações ambientais, foi fantástica. Mostra que temos boas práticas. Como eu falei, a gente faz muito, só não mostramos. Penso que o Programa ESG+Coop, que o Sistema Ocepar lançou, chega para suprir essa lacuna, pois a proposta é catalogar as ações, diagnosticar, mostrar o que não está sendo bom para ajustarmos, monitorar as ações para que as cooperativas sejam perenes e, principalmente, certificar. Realmente, nós vamos ter o supermercado do mundo com qualidade, com a qualidade que eles esperam”, finalizou.
Infraestrutura
Para mediar o quarto e último painel Darci Hartmann, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), uma das entidades apoiadoras do evento, recebeu Jonas Mendes Constante, diretor de projetos e consultor sênior em Estratégia e Inovação Portuária na Espanha; Dilvo Grolli, presidente da Cotriguaçu e Coopavel; e Luiz Fernando Garcia da Silva, presidente da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Ao realizar a abertura do painel, Darci Hartmann destacou que a proposta do evento é “fortalecer o relacionamento entre as cooperativas brasileiras presentes e as cooperativas europeias, em especial da Espanha, que tem sido uma grande consumidora dos produtos agro do Brasil. Temos que aproveitar os pontos que nos convergem, que nos unem, e transformar tudo isso em parceria, alianças”.
Dilvo Grolli falou sobre o trabalho realizado pela Cotriguaçu, central fundada em 1975 e que reúne quatro cooperativas singulares da região Oeste do Paraná, C.Vale, Coopavel, Copacol e Lar, e que, juntas, foram responsáveis por uma movimentação econômica de R$ 58,6 bilhões, em 2022, o que correspondeu a 35% do total no estado, exportaram US$ 3,7 bilhões ano e empregaram 61 mil pessoas. “Devido à sua localização geográfica, Cascavel é um importante polo de atração de cargas do Paraná e, os investimentos realizados pelas cooperativas no moderno terminal logístico, possibilitaram que a Cotriguaçu realizasse, entre os meses de janeiro e março deste ano, uma movimentação recorde de 3.541 contêineres até Paranaguá por via férrea, o que corresponde a 42% da participação total do estado, que foi de 8.346 contêineres”, frisou Grolli.
Grolli, ao final do encontro, recebeu o troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”, Segundo Ricken, “a entrega do troféu é uma forma de reconhecer a dedicação dessas lideranças cooperativistas enquanto diretores da Ocepar. No caso do Dilvo foram oito anos participando mensalmente de todas as reuniões ordinárias. Desta forma, em nome da Ocepar e das cooperativas registradas queremos dizer nosso muito obrigado”, destacou. Dilvo agradeceu a homenagem e disse que “a Ocepar pode continuar contando com meu apoio e estarei a disposição, sempre, para todas as demandas que puder contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo do Paraná e do Brasil”. Junto com o presidente Ricken estavam também o presidente da OCB do Distrito Federal e diretor da OCB, Remy Gorga, o presidente da Ocergs, Darci Hartamann e o presidente da Cogeca, Ramon Armegol.
O Fórum dos Presidentes é uma iniciativa do Ocepar. O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, nos dias 15 e 16 de junho, no Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Além da presença de autoridades empresariais e políticas, como o governador Ratinho Junior e o vice-governador, Darci Piana, houve palestra com Paulo Herrmann, engenheiro agrícola formado pela Universidade de Pelotas (RS), consultor e especialista em agronegócio. No segundo dia do evento, a programação contou com quatro painéis, de uma hora e meia cada com os temas: “Alianças estratégicas entre cooperativas”, “Oportunidades de negócios”, “Melhores práticas em ESG” e “Infraestrutura e Logística”.
Fonte: Sistema Ocepar, com adaptação da MundoCoop