A história do empreendedor Leandro Scalabrin, CEO da startup Laços do Agro é muito parecida com a de milhões de brasileiros. Ele veio do Rio Grande do Sul, e se estabeleceu em Realeza, no Paraná, onde desde criança já ajudava os pais Dona Cleonice e seu Rodolfo, nos trabalhos da plantação. A família de Leandro faz parte das estatísticas de agricultura familiar, que absorve 77% dos estabelecimentos agrícolas brasileiros, segundo o último censo agropecuário realizado pelo IBGE.
“Os meus pais eram pessoas simples, vindas do campo, que sempre nos incentivaram a estudarem e a aprenderem. Quando tive a oportunidade de ir para a cidade em busca de estudos levei comigo as preocupações de como vender a safra, colocar preço ou fazer o seu planejamento”, explica Scalabrin. E assim foi, Leandro deixou a propriedade familiar para buscar formação acadêmica e aplicá-la no campo. Como resultado de sua caminhada, se tornou CEO das empresas JACAD e Matheus Soluções no setor educacional, além da NeoCred no ramo financeiro. Não foi o suficiente, o empreendedor teve uma nova ideia, criou a Laços do Agro, com o objetivo de trazer mais tecnologia para os pequenos produtores, e expandir os seus negócios.
A ideia
A ideia do negócio surgiu no Show Rural Digital Coopavel em 2020 durante uma conversa com o SEBRAE e a COPERFAM. “Discutimos as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas familiares na hora de planejar a comercialização dos produtos, devido à falta de informações sobre suas culturas. Após realizar uma pesquisa de mercado, fundamos a Startup, com o objetivo de resolver problemas relacionados à organização do cronograma de produção das famílias associadas e fornecer às cooperativas previsões de estoque com base nos cultivos dos produtores”, explica Scalabrin.
O primeiro piloto foi implementado na COPERFAM em maio de 2022 e a partir dali o aplicativo estava pronto para ser lançado no mercado. Atualmente Laços do Agro faz parcerias com a Prefeitura de Ponta Grossa, a Coperfam Alimentos e a BioLabore. “A proposta foi criar algo simples de ser usado e que entre outras coisas, facilitasse o acesso, unisse os produtores, as cooperativas e técnicos em agricultura. A ideia é fortalecer o ecossistema e organizar métodos mais tradicionais de gerenciar a venda da produção”, lembra Leandro.
Para as cooperativas
Para as cooperativas, a Laços do Agro permite a projeção de estoques futuros com base nas culturas das famílias associadas. Ela também oferece recursos para gerenciar contratos de vendas, acompanha cronogramas de entrega e controla pagamentos. A plataforma oferece várias possibilidades, como a de identificar produtos já comercializados, mas sem produtores, permite aos agricultores interessados se manifestarem para cultivá-los, melhora a eficiência, a transparência e a comunicação entre os envolvidos.
Leandro conta que os trabalhadores podem visualizar as suas datas de entrega planejadas, registrar cada etapa de suas atividades de produção e notificar a cooperativa sobre qualquer incidente que possam afetar os cronogramas. Fora isso, a plataforma oferece aos produtos a facilidade de aceitar contratos de venda, com todos os detalhes, como por exemplos as quantidades, datas e valores. O CEO explica que pretende continuar auxiliando as famílias produtoras a romperem as barreiras de suas produções usando a tecnologia. “A ideia é trazer um novo pensamento para a agricultura familiar e os pequenos produtores. Queremos proporcionar uma venda garantida, empoderar os pequenos produtores e inseri-los em mercados maiores, demonstrando que não é necessário ser gigante para ter mais segurança na lavoura”, finaliza o CEO da startup.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop