Com mais de 13 milhões de cooperados, o cooperativismo de crédito é uma potência nacional que não para de crescer. Retrato disso, cada vez mais cooperativas de diversos sistemas são reconhecidas por grandes rankings mundiais, sendo colocadas ao lado de grandes instituições financeiras.
Entre os destaques dos últimos anos, o Sicoob é um dos que mais chama atenção. Indicado como uma das três melhores instituições financeiras do país e o segundo no ranking anual dos melhores bancos do mundo pela Forbes, o sistema é recordista em atendimento físico, e hoje possui a maior rede de agências do país.
Mas qual o segredo desse sucesso? E qual serão os próximos passos do cooperativismo de crédito? No novo episódio da terceira temporada do Papo Coop, a MundoCoop recebe o Diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse Júnior.
Em uma conversa exclusiva, Reposse compartilha suas principais análises e perspectivas acerca do atual momento das cooperativas e destaca quais tendências devem continuar no radar do setor. Dentre elas, a digitalização, onde ele salienta que “entendemos que somos um negócio que não nasceu no contexto digital, mas que se adaptou para esse novo meio. O mercado vai evoluir para este caminho, e estamos evoluindo também, desenvolvendo soluções dentro do mundo digital”.
Além disso, Reposse comenta o desafio de comunicar o cooperativismo para fora do movimento, e compartilha como as cooperativas do Sicoob atuam nesta frente. “Acreditamos que quando as pessoas experimentam, elas vivenciam o cooperativismo e veem o resultado na prática, através da participação nas decisões. Temos que utilizar mecanismos de comunicação para mostrar que o cooperativismo funciona”.
Ainda neste episódio, Reposse fala sobre intercooperação e como as cooperativas podem atuar em conjunto para a construção de um ecossistema ainda mais forte e consolidado.
Confira a seguir o novo episódio do Papo Coop na íntegra!
Por Redação MundoCoop