O Banco Central premiou, em agosto, as instituições com melhor desempenho nos rankings Top 5 anuais da Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus), um mecanismo de incentivo à colaboração oportuna dos cerca de 160 participantes. As projeções são feitas principalmente por instituições que atuam no mercado financeiro – bancos, gestoras de recursos e consultorias, que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.
Segundo o Consultor do Departamento de Estatísticas do Banco Central, André Barbosa Coutinho Marques, em declaração oficial, o Focus é um instrumento essencial para dar à sociedade conhecimento sobre as expectativas que o mercado tem sobre o comportamento das principais variáveis macroeconômicas no Brasil, servindo como referência para o planejamento de suas ações, seja para comprar, investir ou poupar. “Para pesquisadores, em especial, possibilita a realização de estudos macroeconômicos diversos, a partir da análise do comportamento do que o mercado espera e de suas reações às ações de política monetária e à evolução da economia”, explica.
O Prêmio Top 5 é entregue às instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para cada um dos indicadores para os quais o ranking foi calculado: IPCA, IGP-M, Taxa de Câmbio, meta para a Taxa Selic e Preços Administrados (neste caso, apenas longo prazo).
O certificado foi enviado de forma digital às vencedoras pelo terceiro ano consecutivo, em função da pandemia de Covid-19. Tradicionalmente, a premiação ocorre durante o Seminário Anual de Metas para a Inflação.
Todos os meses, o BC divulga rankings das projeções das instituições Top 5 de curto prazo e de horizontes móveis, enquanto os rankings de médio prazo são divulgados a cada trimestre. As classificações anuais de curto e médio prazos são obtidas a partir dos respectivos rankings divulgados ao longo do ano, atribuindo-se, para cada parcela do cálculo, notas que variam de zero (para o maior desvio médio em relação aos resultados efetivos) a dez (para o menor desvio médio em relação aos resultados efetivos) e calculando-se a média dessas notas.
Os rankings anuais de longo prazo – ano corrente e ano seguinte – são divulgados em janeiro de cada ano e consideram a precisão das projeções informadas em cada um dos doze meses de um ano para o resultado anual – do ano corrente e do ano seguinte, respectivamente. Assim, o ranking anual de longo prazo – ano corrente divulgado em janeiro de 2022 refere-se a projeções coletadas de janeiro a dezembro de 2021 para o resultado de 2021.
DESTAQUE COOPERATIVISTA
Além de ser uma métrica de desempenho do sistema financeiro atual, o ranking fornecido pelo BC é palco para muitos destaques. Entre eles, a presença do cooperativismo.
Sendo grandes impulsionadores do crescimento econômico do país e da democratização dos serviços financeiros, as cooperativas de crédito têm despontado como instituições consolidadas e influentes no setor. Tal importância foi comprovada através do Sicredi, instituição financeira cooperativa, que fez parte de mais uma classificação.
Na edição, o Banco Cooperativo Sicredi ocupa a segunda posição na categoria Médio Prazo Anual para os indicadores de IPCA (nota 8,3). Enquanto a Sicredi Asset ocupa a quinta posição na categoria Curto Prazo Anual (nota 9,6) nos indicadores de Taxa de Câmbio.
Para o economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Pedro Lutz Ramos, prêmios como esse reforçam o trabalho de qualidade que a instituição vem apresentando. “Eu acredito que se essas premiações, em especial a do Banco Central, são muito importantes pois, refletem o empenho e a dedicação que a instituição tem para levar informação de qualidade a seus associados. No fundo, esses rankings acabam atestando a qualidade do time que trabalha com o objetivo de informar o associado”, comenta. Ainda, Ramos destaca como o ranking é necessário para ressaltar o alto profissionalismo na gestão das cooperativas, que possuem o cenário econômico como grande pilar.
Evidenciando os diferenciais cooperativistas, o economista-chefe da Sicredi Asset, Luiz Gustavo Furlani, aponta o ranking como uma vitrine de atuação para a instituição. “A presença no ranking Top5 do Banco Central reconhece o excelente e consistente trabalho realizado pelo time da Sicredi Asset, contribuindo para disponibilizarmos as melhores oportunidades nos fundos de investimento para os nossos associados”, conclui.
O Top 5 Anual, com as expectativas de mercado, está disponível para consulta e comparação clicando aqui!
Por Redação MundoCoop